Para reforçar a cultura da segurança do paciente, a Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos promoveu ações com os colaboradores da unidade. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) promoveu uma mesa redonda para explanar de forma didática as Metas Internacionais de Segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.
A atividade contou com a participação direta da gerente operacional, Nilzangela Vieira, da gerente de enfermagem, Arciani Martins, da Responsável Técnica (RT) da farmácia, Karuene Alves, da enfermeira do Controle de Infecção, Heriadni Priscila e os enfermeiros assistenciais Mariana Pereira e Cairo Guimarães.
As Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente são soluções que têm como objetivo promover melhorias específicas em áreas assistenciais. O objetivo principal é evitar danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura.
A analista do NQSP, Kárita Monielly, Analista do Núcleo de Qualidade e Segurança evidencia que todas as metas internacionais já foram implementadas na unidade. Sendo elas: Identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação, Melhorar a segurança dos medicamentos; Assegurar a realização de procedimento correto; Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.
“O profissional da saúde deve atuar nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a segurança do paciente, reduzindo ou eliminando o risco de danos desnecessários associados com a saúde a um mínimo aceitável, e assim evitando a ocorrência de eventos adversos no cuidado à saúde”, afirmou.