A Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos, realizou um treinamento para os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
De acordo com o técnico de segurança do trabalho, Pablo Ferreira, a CIPA é importante para assegurar que o local de trabalho esteja em condições ideais para cada função. “O papel principal dos cipeiros é prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais e do trabalho tornando adequado o ambiente de trabalho, esse é o objetivo da CIPA, que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O cargo está previsto na Norma Regulamentadora número 5 do Ministério do Trabalho.
Pablo revela que as principais atribuições de um cipeiro são planejar, implantar e manter medidas preventivas que eliminem ou reduzam os riscos. Além disso, analisar os acidentes de trabalho e estabelecer um plano de ações junto com o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).