A Policlínica Estadual de Goiás foi uma das três unidades escolhidas para integrar o projeto PlanificaSUS no Estado. Essa iniciativa, voltada à organização e fortalecimento da Atenção Primária, envolve uma parceria com as policlínicas estaduais e conta com o apoio do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, responsável por orientar e tutorar o processo.
Para a diretora da Policlínica de Goiás, Débora Cordeiro, a adesão ao projeto marca um passo importante na organização dos macroprocessos das linhas de cuidado, com foco inicial na linha materno-infantil. "No primeiro encontro presencial com os tutores do Albert Einstein, profissionais da policlínica discutiram as metodologias e o suporte necessário para a implementação das mudanças", comentou.
De acordo com a gestora, esse acompanhamento possibilita um aprofundamento nas práticas que serão aplicadas para melhorar a gestão e a qualidade do atendimento. Durante o encontro, a equipe da policlínica deu início ao planejamento para a captação de gestantes e crianças de alto risco, além de realizar uma análise das fragilidades na comunicação dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
"Os esforços são parte do desenvolvimento de planos de ação com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), que busca estruturar os processos de cuidado de forma mais eficaz", concluiu Débora.