
A Policlínica Estadual de Quirinópolis promoveu uma ação de conscientização em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa contou com a distribuição de panfletos informativos para colaboradores e pacientes da unidade, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a condição e reforçar a importância da inclusão, do respeito e dos direitos das pessoas com Síndrome de Down.
Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, simboliza a singularidade da trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a condição. Essa alteração genética resulta na presença de três exemplares do cromossomo 21, em vez de dois, e foi o foco do material informativo distribuído durante o evento.
A técnica em segurança do trabalho Ana Paula Batista Pena explicou que a ação não apenas celebrou a vida das pessoas com Síndrome de Down, mas também buscou disseminar informações essenciais para promover a inclusão social e conscientizar a população sobre a importância do apoio e dos direitos das pessoas com a condição.
“Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) evidenciam a relevância do tema: de 2020 a 2021, foram notificados 1.978 casos de Síndrome de Down no Brasil, com uma prevalência geral de 4,16 por 10 mil nascidos vivos. As regiões Sul e Sudeste apresentaram os índices mais elevados, com 5,48 e 5,03 casos por 10 mil nascidos vivos, respectivamente. Esses números ressaltam os desafios no diagnóstico e na notificação, que podem dificultar a plena compreensão da real dimensão da condição”, comentou.
Para Ana Paula, a ação reafirma o compromisso da unidade com a promoção da conscientização e da inclusão, fortalecendo o diálogo e a troca de informações essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.