Para lembrar o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, instituído pela Lei no 11.303/2.006, a Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos promoveu uma orientação para pacientes sobre os primeiros sintomas da doença e da importância do diagnóstico precoce para uma melhor qualidade de vida e redução das incapacidades físicas e motoras.
A Esclerose Múltipla (EM) é a doença neurológica autoimune que mais afeta jovens adultos no mundo. A enfermidade acomete mais mulheres, e a média de idade do diagnóstico é aos 30 anos. Ainda não existe cura para a EM, o tratamento é medicamentoso, buscando reduzir a atividade inflamatória e a ocorrência dos surtos ao longo dos anos, e de reabilitação, visando reduzir incapacidades e a qualidade de vida dessas pessoas.
Em 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). É uma data de extrema importância para os pacientes de EM e seus familiares, representando uma conquista fundamental na luta pela divulgação e pelo reconhecimento da doença no cenário nacional.
A data foi celebrada pela primeira vez em 2006, ao ser instituída pela Lei nº 11.303, fruto de um intenso trabalho da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) para que fosse oficializado um momento de visibilidade nacional para a Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia.