O Estado do Rio de Janeiro registrou o terceiro caso em ave silvestre migratória contaminada com influenza aviária (H5N1), a chamada gripe aviária, neste sábado, 27. O diagnóstico foi confirmado laboratorialmente em um trinta-réis-de-bando, encontrado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ), o animal havia sido recolhido por profissional especializado, as análises foram conduzidas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O governo estadual acrescentou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde está monitorando as três pessoas que atuaram no recolhimento do animal. “Até o momento, nenhuma delas apresenta sintoma gripal e, por isso, não foram colhidas amostras para exames”, disse o comunicado.
O Ministério da Saúde monitora os casos registrados em aves silvestres no país, notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e destaca que não foram confirmados casos em humanos até o momento.