A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB), que aconteceu de 18 a 29 de setembro, debateu com os colaboradores sobre ética no trabalho.
"A ética pode ser entendida como o conjunto de valores ou de princípios que orientam os seres humanos em suas formas de se comportarem e de se portarem. Valores que podem ser adotados por um indivíduo, por um grupo ou por uma sociedade", diisse o psicólogo Luiz Carlos.
Segundo o palestrante, quando há o código de ética na empresa, seguir as regras estabelecidas pelo documento é, inclusive, pressuposto para ser contratado e manter-se na organização. "Permanecer em instituições de renome, entretanto, não é o único benefício da prática. Condutas idôneas e morais, afinal, são valorizadas pela sociedade de maneira geral", explicou.
Luiz Carlos. Reforça que a ética profissional é esperada por todos e de todos. "Empregadores e funcionários querem que a outra parte tenha condutas adequadas, sobretudo para garantir que direitos sejam assegurados", finalizou.