Com 8 toneladas, a primeira estação espacial da China está prestes a cair. A Tiangong-1 deixou de funcionar em 2016 e os chineses perderam seu controle. Nesta semana, a Agência Espacial Europeia confirmou que o objeto deve cair na Terra entre 29 de março e 9 de abril, mas ninguém sabe onde.
A Tiangong-1 foi colocada em órbita em 2011 com previsão para voltar à Terra em 2013, depois do lançamento da Tiangong-2, um módulo maior usado por astronautas chineses em experimentos científicos. Porém, a plataforma não cumpriu o prazo e permaneceu em órbita, sem ser usada.
Em 2016, houve boatos de que a China não tinha mais o controle da estação espacial, que poderia estar em rota de colisão com a Terra a qualquer momento.
A informação foi confirmada pela Agência Espacial Europeia, mas ninguém sabe ao certo o local da queda, já que não há ninguém no controle do objeto.
Os pesquisadores que acompanham o caso acreditam que as chances de que a estação caia em algum lugar entre a região central dos Estados Unidos e o sul da Austrália. O local com o mínimo de precisão só será conhecido sete horas antes do impacto.
Sobre possíveis problemas provocados pela queda, os pesquisadores lembram que a maior parte da estrutura da agência espacial irá se desfazer no momento da reentrada na atmosfera terrestre.