A Kraft Heinz, fabricante do ketchup número 1 do mundo, em parceria com a Manlog Transportes, companhia pertencente à Movah Group, anuncia que sua frota logística receberá seu primeiro caminhão elétrico. O veículo, que não utiliza combustíveis fósseis e, portanto, não emite gases que favorecem o aquecimento global, será utilizado para o transporte dos produtos da empresa pela região metropolitana de Goiânia/GO.
A chegada desse modelo elétrico da companhia no Brasil dá início a um projeto piloto de eletrificação que visa expandir as ações voltadas à sustentabilidade também para a etapa logística da cadeia produtiva. Com este primeiro caminhão, a estimativa é de que sejam neutralizadas 2,5 toneladas de CO2 mensalmente, o que corresponde a 18 mudas de árvores plantadas, e cerca de 30 toneladas de CO2 por ano, reduzindo o impacto ambiental da empresa no transporte de produtos.
O veículo entregue à Heinz pela Manlog possui autonomia de 200 quilômetros por carga e capacidade de carregamento de 8 toneladas por viagem. O caminhão também possui a vantagem de não emitir poluentes sonoros, o que proporcionará mais conforto e segurança à comunidade ao seu redor.
A implementação do projeto sinaliza mais um passo dado pela Kraft Heinz em prol dos seus consumidores, ambicionando que uma frota não poluente entregue o ketchup Heinz, feito com ingredientes 100% naturais. A multinacional pretende expandir a frota elétrica para outras três regiões do Brasil, com a meta de ter até 10 caminhões nos próximos anos.
“Este é o primeiro veículo recebido, que integrará uma extensa frota sustentável. É o início do nosso progresso rumo a uma logística 100% pautada pelo respeito ao planeta e aos nossos clientes”, afirma Luis Guilherme Maresca, Head de S&OP da Kraft Heinz.
“Com a entrega deste caminhão, o primeiro 100% elétrico da Heinz, a Manlog entrega mais uma chave para o futuro do nosso planeta”, ressalta Thiago Suzin, CEO da Movah.
A Kraft Heinz possui metas de sustentabilidade estabelecidas para todas as suas unidades, previstas para serem atingidas até 2025. A companhia pretende diminuir o consumo de energia em 15% até 2025. Outra meta já estabelecida pela companhia envolve a redução do consumo de água em 15% globalmente.
No Brasil, a companhia almeja diminuir esse consumo em 20% até 2025, uma meta mais arrojada e que reforça seu compromisso com a sustentabilidade, já que a região onde as plantas estão localizadas possui o que chamamos de estresse hídrico. No que tange a geração de resíduos, a KHC almeja reduzir em 20% o descarte de resíduos para aterros no âmbito internacional, além de zerar o envio para aterros na América Latina.
Além destas metas pré-estabelecidas, a multinacional possui um compromisso de que, até 2025, todas as embalagens de maionese e as tampas dos ketchups serão recicláveis globalmente. No Brasil, um projeto idealizado por funcionários e implementado na unidade de Nerópolis, em Goiás, deu vida a uma horta que produz uma média mensal de 120 kg de alimentos, que são doados para os colaboradores da companhia.
Sobre a Kraft Heinz
A Kraft Heinz Company está conduzindo uma transformação por meio de seu propósito, Let’s make life delicious. Os consumidores estão no centro de tudo o que a companhia faz. Com vendas líquidas de aproximadamente US$ 6,9 bilhões no Q4 de 2020, a Kraft Heinz está comprometida com o crescimento de suas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em uma escala global.
A companhia alavancou escala e agilidade para desencadear todo o poder de Kraft Heinz por meio de um portfólio de plataformas de produtos voltados para o consumidor. Formada por cidadãos globais, a companhia se dedica a fazer um impacto sustentável e ético no mundo, enquanto ajuda a alimentar as pessoas de forma saudável e responsável.
Sobre a MOVAH (Manlog)
De 2011 pra cá, a Manlog traçou um movimento baseando-se nas diretrizes do ESG (Environmental, Social and corporate Governance), e inovou o segmento de transporte e logística de cargas. Com a aquisição dos primeiros elétricos, a Manlog virou vitrine e tornou-se a primeira transportadora do Centro-Oeste, e uma das primeiras do Brasil, a entregar com um caminhão 100% elétrico frigorificado. Também conduz um projeto de carros elétricos compartilhados para os colaboradores, que já é um cases de sucesso. E Desde então, ampliou sua frota sustentável, entre caminhões e carros, e neutralizou mais de 500 toneladas de gás carbônico.
Mirando o mercado de ações, a Manlog agregou novos negócios ao seu portfólio e agora faz parte da MOVAH Group, que envolve empresas de transporte, tecnologia, aluguel de veículos e marketing. Desde então, vem se consolidando como um grupo de projetos inovadores e certificações respeitadas, como: ISO 14001, de excelência em gestão ambiental; ISO 39001, de excelência em segurança viária; Great Place To Work, de melhor empresa para trabalhar; Prêmios de Melhores do Transporte Sustentável, etc.