O AgTech Garage, maior hub de inovação especializado no agronegócio na América Latina, está com as inscrições abertas para o Intensive Connection Latam, programa de potencialização de startups que em 2022 chega à sua quarta edição. Em 2021, já com alcance em toda a América Latina, 209 startups se inscreveram para participar da iniciativa e 12 foram selecionadas a fim de desenvolver projetos junto aos Innovation Partners do hub.
Este ano, sete gigantes do agronegócio integram esta categoria e poderão escolher soluções inovadoras para contribuírem com seus desafios dentro e fora do campo. Os Innovation Partners do AgTech Garage são: as empresas brasileiras Suzano, do segmento de papel e celulose, e a instituição financeira cooperativa Sicredi, a companhia americana de máquinas John Deere, a marroquina de fertilizantes OCP, a empresa francesa de saúde animal Ceva, a empresa global de agronegócio e alimentos Bunge e a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer.
As startups interessadas em participar do programa podem se inscrever no Intensive Connection Latam de 1° de fevereiro a 24 de fevereiro por meio do link: https://www.agtechgarage.com/intensive-connection/. Os temas propostos são estratégicos para continuar alimentando a inovação e a competitividade do agronegócio.
Na primeira fase do Intensive Connection serão selecionadas 35 startups (5 por empresa parceira), que se apresentarão para um comitê formado pelos executivos das companhias. Esse comitê ficará encarregado de escolher as 14 vencedoras (2 por empresa), aptas a vivenciarem uma jornada única de experiências e aprendizados com duração de seis meses. A lista de finalistas será divulgada em 23 de março. Já as vencedoras serão conhecidas no dia 7 de abril.
José Tomé, CEO do AgTech Garage, reforça a relevância, cada vez maior, da inovação aberta na estratégia de construção do agronegócio do presente e do futuro. “Ter sete empresas líderes dos seus segmentos no agronegócio como Innovation Partners do AgTech Garage, e participando do Intensive Connection, demonstra a relevância que a inovação aberta já alcançou no setor. Inovando em rede, com diferentes atores, nós e nossos parceiros ganhamos celeridade para orquestrar a transformação digital no agro e promover a produção de alimentos de forma ainda mais sustentável”.
Henrique Provenzzano, Coordenador de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, destaca as novidades da edição deste ano, que promoverá uma aproximação de alto nível entre o hub e as diferentes áreas das companhias. “Este ano, teremos encontros com profissionais de Recursos Humanos, Jurídico e TI das empresas parceiras, o que potencializa resultados e aprendizados. Essa aproximação, sem dúvida, trará impactos na cultura e no modo como as companhias trabalham com a inovação”, diz Provenzzano.
A geração de valor compartilhado entre o grupo de Innovation Partners, por sua vez, — agora formado por sete empresas, considerando a chegada da John Deere nesta edição de 2022 — é outro ponto alto do programa. “O fato de sete grandes empresas estarem cooperando em um ambiente de transparência e aprendizado mútuo gera um valor intangível no compartilhamento de experiências e aprendizado de metodologias, métricas e boas práticas de inovação aberta”, completa Provenzzano.
As startups interessadas em participar do Intensive Connection podem se aplicar para qualquer um dos desafios propostos pelas sete empresas parceiras do AgTech Garage. Confira o desafio lançado pelo Sicredi:
Sicredi: Impulsionando um futuro sustentável
Em linha com os princípios do cooperativismo e sua estratégia de gestão sustentável, o Sicredi quer gerar valor a seus associados em três frentes em cooperação com as startups do agronegócio:
• Diagnóstico do pequeno produtor sobre seu potencial de acessar Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA);
• Mapeamento e desenvolvimento de oportunidades do pequeno produtor para geração de crédito de carbono;
• Adequação ou regularização das propriedades rurais à legislação ambiental.
Luis Henrique Veit, Superintendente de Agronegócios do Sicredi, destaca que a Estratégia de Sustentabilidade da instituição financeira (alicerçada nos pilares de soluções responsáveis; relacionamento e cooperativismo; além do desenvolvimento local) foi o que motivou a escolha do tema. “Para este ano, nós continuamos focando no pequeno agricultor e no desafio de integrar as oportunidades e gestão de riscos socioambientais nas nossas soluções financeiras e não-financeiras”, diz.
O objetivo é apoiar a tomada de decisão dentro da fazenda impulsionando o produtor rural para um futuro mais sustentável. “A participação no Intensive Connection nos abre oportunidades para apoiar o desenvolvimento de soluções com potencial de minimizar impactos durante crises e acelerar a imersão dos produtores rurais no mundo digital, contribuindo com o aumento da produtividade, rentabilidade e a sustentabilidade no campo”, afirma Veit.
O programa Intensive Connection é equity free, ou seja, nem o AgTech Garage nem as empresas parceiras se tornarão sócios das startups e não existe qualquer comprometimento inicial nesse sentido. No período que vai de maio a outubro de 2022, as startups terão acesso a mentorias, networking, eventos, conexões e todo o apoio do AgTech Garage e dos parceiros corporativos para aperfeiçoarem suas soluções e ganharem escalabilidade. A proximidade entre as companhias e as ag&food techs pode resultar ainda em provas de conceito de produtos (POCs), negócios, co-desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e até mesmo investimentos fora do contexto do programa, tudo para impulsionar a sustentabilidade e competitividade do agronegócio.
Para outras informações e inscrições, as startups devem acessar a página do programa no site do AgTech Garage (https://www.agtechgarage.com/intensive-connection/).
Leia também: