Com o objetivo de competir diretamente com o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, a Meta, empresa dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, começou a liberar acesso ao Meta AI, seu assistente de inteligência artificial, no Brasil. O primeiro aplicativo a receber é o WhatsApp.
Desde o início do lançamento, o Meta AI gerou opiniões divididas entre os usuários, com elogios, surpresas e críticas. A inteligência artificial está integrada nas atualizações mais recentes dos aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram, e não há opção de desabilitar totalmente a função.
Nenhum WhatsApp, ou Meta AI aparece como contato na lista de conversas, identificado por um círculo com núcleos azul e roxo. Caso o usuário não queira interagir com o assistente, é possível “silenciar” ou “apagar a conversa” para não receber mais notificações. A única forma de remover completamente o assistente seria retornar para uma versão anterior do aplicativo, que não incluía o recurso.
O lançamento do Meta AI está ocorrendo de forma gradual, o que significa que nem todos os usuários terão acesso imediato à nova função. A Meta recomenda que os usuários mantenham os aplicativos sempre atualizados para garantir o recebimento dos recursos assim que estiverem disponíveis. Relatos iniciais indicam que usuários de aparelhos Samsung e iPhone já começaram a receber a atualização.
No momento, não há informações de que o assistente esteja disponível para usuários brasileiros no Instagram e Facebook, mas a expectativa é que a funcionalidade seja ampliada para essas plataformas em breve.