Durante o seminário sobre mobilidade urbana realizado em Goiânia nesta quarta-feira (30/01), foi lançado o projeto CityBus 2.0. Basicamente, o projeto se trata de um aplicativo de celular para o transporte público coletivo com tarifa flexível, por distância percorrida. O valor cobrado pela corrida será a partir de R$ 2,50.
A partir do dia 10 de fevereiro será possível fazer o download do aplicativo, que estará disponivel para Android e iOS. Já o serviço, ficará disponível a partir do dia seguinta.
Como utilizar o aplicativo:
- download do app;
- passageiro se cadastra no aplicativo;
- solicitação de viagem, com informações do destino e do número de passageiros;
- usuário precisa se deslocar até o ponto indicado pelo aplicativo;
- embarque no ônibus;
- pagamento poderá ser feito por meio de cartão de crédito ou dinheiro.
Desenvolvido pela HP Transportes e implantado em parceria com a Via, a proposta do app é que seja um meio mais rápido, seguro e confortável para viagens coletivas. Segundo a a diretora Executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira, essa ferramenta será um serviço de transporte público complementar, já que será destinado para curtas distâncias.
Segundo a empresa, haverá 14 micro-ônibus disponíveis para as viagens. Todos têm ar condicionado e acomodam 14 passageiros. Ao todo, 30 motoristas trabalharão, inicialmente, realizando as corridas do aplicativo, que serão feitas em horários e linhas flexíveis. A expectativa é de que sejam realizadas até 3,5 mil viagens, das 6h às 23h.
Em sua primeira fase, o aplicativo irá atender uma área geográfica chamada “centro expandido”.
Nove bairros serão atendidos:
- Central;
- Sul;
- Jardim Goiás;
- Universitário;
- Leste Vila Nova;
- Bueno;
- Oeste;
- Nova Suíça;
- Bela Vista.
Por meio do CityBus 2.0, o passageiro monitora a localização do veículo, acessa a identificação do motorista, a placa do ônibus e avalia como foi a viagem.
Confira o mapa das áreas que o CityBus 2.0 irá atender:
(Foto: divulgação)