O estado da Bahia tem sido afetado pelos fortes temporais que atingiram a região nos últimos dias, já são mais de 20 mortos e milhares de pessoas desabrigadas em consequência das fortes chuvas. Já são 72 cidades em estado de emergência.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que pretende editar uma medida provisória (MP) para destinar R$ 200 milhões à Bahia.
Segundo o presidente no início de 2022, será assinada uma medida provisória com crédito suplementar de R$ 200 milhões para atender a população do estado. "Vamos fazer tudo o que for possível por nossos irmãos na Bahia”, disse Bolsonaro .
“Isso começou no fim de novembro, se agravou antes do Natal e agora depois do Natal teve uma nova agravada. Temos várias instituições nossas lá, vários ministérios trabalhando para minimizar o sofrimento. A Caixa Econômica também vem liberando o Fundo de Garantia do pessoal”, disse Jair Bolsonaro.
Relembrando que uma das medidas adotadas pelo governo foi a liberação saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para os atingidos pelos temporais.
No total, 116 municípios foram afetados. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) cerca de 31.405 habitantes estão desabrigados e 31.391, desalojados. Além disso, foram registrados 358 feridos e 471.009 pessoas afetadas de alguma forma. O número de cidades em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o sul da Bahia subiu para 100.