Uma carga de 320 pássaros da espécie 'Canário Venezuelano' que foram resgatados pela PRF na última quinta-feira (31) em Mato Grosso foram submetidos a eutanásia nesta quarta (6) em Sorriso, a 420km de Cuiabá.
A medida foi determinada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) por se tratarem de aves sem procedência sanitária.
Segundo o Indea, a introdução de doenças pelos pássaros traria 'prejuízos incalculáveis' à economia do município, estado e país. Os animais estavam sendo transportados em oito gaiolas com destino a São Paulo para comercialização.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
BRASIL
Homem é preso suspeito de aliciar menores na internet
BRASIL
TJ-SP Mantém Indenização para mãe do Menino Morto no vagão do Metrô em SP 2018
BRASIL
Dívida de R$ 20 causa morte de um homem a facadas
BRASIL
Dois suspeitos foram presos após matarem um homem a pedradas
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Após a apreensão, os pássaros foram encaminhados para uma clínica veterinária particular em Sorriso, que possui convênio com a Secretaria de Meio Ambiente de MT (Sema). No entanto, uma avaliação da equipe constatou que nenhum dos animais apresentava sintomas da gripe aviária.
A proprietária da clínica, Karine de Camargo, disse não ter sido favorável à decisão da eutanásia, mas afirmou não poder descumprir a determinação do Indea. Ela ainda se colocou à disposição para manter os pássaros em observação por mais 180 dias em sua clínica, gratuitamente.
O caso gerou polêmica em Sorriso, já que a eutanásia ocorreu mesmo sem sinais da doença nos animais. Procurado, o Indea ainda não se manifestou sobre os motivos exatos que levaram à decisão.