O novo Código de Ética dos Nutricionistas restringe a utilização de fotos de ‘antes e depois’ de pacientes. O documento elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) entrou em vigor neste mês de junho.
Com as mudanças ficou definido que a prática só pode acontecer se o próprio paciente autorizar de forma espontânea, desde que não tenha conotação sensacionalista. É preciso que na publicação das imagens conste o consentimento do paciente e o nome do nutricionista.
Ainda assim, o Código de Ética orienta que a divulgação pode acontecer apenas com a intenção de reconhecer os bons resultados obtidos a partir das técnicas usadas pelo profissional, sem promessas de resultados milagrosos.
O documento ainda proíbe a indicação e a associação da imagem do nutricionista intencionalmente para divulgar marcas e produtos alimentícios ou suplementos nutricionais e equipamentos.
Outro ponto que o Código interfere é no que diz respeito ao uso da tecnologia como método usado pelos profissionais. A orientação nutricional e o acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial, mas a avaliação e o diagnóstico nutricional devem ser feitos pessoalmente.
(Foto reprodução: DamattaNutri)