Home / DMAutos

DMAUTOS

Fiat Toro Freedom: Testamos a versão com motor 2.0 Diesel

Andamos no Fiat Toro Freedom 2.0 Turbodiesel 4x4. A Fiat fez uma ajuste acertado na linha da picape Toro ao equipar a versão Freedom com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque. E que motorzão “sadio e de responsa” que está sob o capô da Freedom! Vale a pena acelerar para sentir sua força e potência.

Essa foi uma das boas impressões da nossa avaliação da versão 2019, com todos os opcionais, oferecida pela Fiat para o teste. A diferença da Freedom 1.8 flex é gritante no quesito motor.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

Antes, a versão Freedom era oferecida apenas com motor 1.8 Flex, de 139 cv e 19,3 kgfm de torque. Com a nova configuração turbo 4x4 e câmbio automático de 9 marchas, a picape compacta/média abriu um leque de oportunidade de compra diesel mais barata.

O consumidor que não tinha condições de alcançar a topo de linha ganhou a chance de ter sua Toro com motor turbodiesel com preço a partir de R$ 123 mil e que pode chegar a R$ 135 mil completona.

A versão topo da linha Toro, a Volcano, parte de R$ 136 mil e ultrapassa um pouco dos R$ 150 mil, com todos os opcionais. A Toro Freedom passou a ser a forma mais acessível para a compra de uma picape diesel com tração 4x4 do mercado.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

Fiat Toro Freedom: troca do motor flex pelo diesel custa em média R$ 30 mil

Desta forma, com pouco mais de R$ 30 mil extras é possível trocar o motor 1.8 flex, com câmbio automático de 6 marchas e tração traseira (4x2) pelo 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4. Se a diferença couber no bolso, o negócio é bom para o comprador.

Ter uma versão Freedom diesel completa da Toro por um preço mais em conta vale muito a pena.

Até o lançamento do Fiat Toro, em 2016, as opções de compra ficavam restritas às picapes médias da Chevrolet, Ford, Toyota, Nissan e Mitsubish. Era o que tinha para a época e o consumidor se virava no trânsito urbano com picapes que já não eram mais tão adequadas assim para circular entre amontoados de veículos.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

A Fiat surgiu, então, com a Toro, uma proposta de picape de tamanho mais compacto.

A chegada da Toro inaugurou um novo segmento no mercado e o resultado foi uma avalanche de vendas do modelo. Não é por acaso que a Toro é atualmente o terceiro modelo mais vendido da Fiat no mercado brasileiro, comprovando uma receita que deu certo.

Oferecer sua picape compacta/média com motor diesel, tração 4x4 com distribuição de torque automática entre eixos e câmbio automático de 9 marchas e preço mais em conta foi outra boa sacada da marca.

A versão da Fiat Toro Freedom diesel só difere da flex pela identificação AT9 na tampa traseira e 4x4 Turbo nas portas e ganha 350 kg a mais de capacidade de carga, passando para uma tonelada contra 650 kg da Freedom flex.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

Eficiência durante o teste

Durante o período de teste, a picape compacta/média Fiat Toro Freedom Diesel mostrou-se eficiente em todos os aspectos. Destaques para a ausência de ruídos, bom desempenho e baixo consumo.

O motor 2.0 16V turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm responde surpreendentemente às acelerações.

No primeiro toque no acelerador ele dá uma trégua bem rápida, mas enche rapidamente os pulmões (turbo) e arranca forte. Nos aclives, diferentemente do motor 1.8 flex, a Fiat Toro Freedom diesel não deixa escapar rendimento. Sai lá no topo com a mesma disposição.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

Bom comportamento mecânico

Vale ressaltar a segurança que passa nas ultrapassagens e retomadas. Gostei do comportamento do conjunto mecânico da Freedom, cuja transmissão também merece ser bem lembrada por ser macia nas trocas de marchas. Se preferir, as rocas podem ser feitas nas borboletas atrás do volante.

A Toro Freedom diesel testada pelo DMAutos oferece excelente e confortável posição de dirigir. A direção elétrica é bastante leve, porém bem calibrada e segura com a Toro em velocidades maiores. A suspensão cumpre bem o seu papel, oferecendo conforto aos ocupantes.

Consumo na cidade e na estrada

Seu consumo na cidade chega a 12,5 km/l e, na estrada, andando na faixa do 100 km, o consumo registrado bate na casa dos 15 km/l. No console central, o condutor encontra um botão giratório para selecionar entre os modos auto, para o uso normal, o 4WD, que faz a distribuição de tração igual entre os dois eixos, e a reduzida, para transpor trechos mais acidentados.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

A Fiat Toro Freedom 2.0 diesel oferece a mesma lista de equipamento da versão flex. A versão traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático, computador de bordo, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas, ar-condicionado e conjunto elétrico.

A Toro testada veio completa, adicionando os opcionais como rodas de liga-leve, câmera de ré, faróis de neblina, central multimídia com tela de 5", sensores de chuva e iluminação e cromados no exterior.

Nota:

Que uma picape bonita no design, confortável, com excelente posição de dirigir, bem equipada em itens de segurança, com tamanho ideal para deslocamentos urbanos, ágil, econômica, com motor 2.0 diesel e tração 4x4, boa de estrada e com capacidade pra transportar até uma tonelada? Isto, além de ser a picape diesel 4x4 mais conta do mercado. A Fiat Toro Freedom diesel atende você.

Fiat Toro Freedom Diesel 4x4

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.956 cm3, turbo e intercooler, diesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4 automática
Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Rodas: alumínio aro 17"
Pneus: 225/65 R17
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Peso: 1.871 kg (em ordem de marcha)
Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.743 mm, entre-eixos 2.990 mm
Caçamba: 820 litros, carga útil 1.000 kg
Tanque: 60 litros

Banner Anúncio

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias