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Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+: sedã elétrico de alta performance estreia no Brasil

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo da Mercedes-Benz à venda no Brasil combinando motor 100% elétrico com alta performance. O sedã de luxo que já está sendo comercializado no mercado brasileiro tem potência de 658 cv e autonomia de até 580 km com uma carga de bateria.

Além de alto desempenho e design único, o grande destaque é o novo MBUX Hyperscreen. O equipamento conta com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.

Design exterior com características AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica.

Os resultados incluem uma aparência inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica. A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes integrada e inscrição "AMG".

 A linguagem de design distinta continua no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto brilhante e com acabamento cromado.

Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23

O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número de testes de fluxo e túnel de vento. Comi sso, otimizaram tanto a forma básica quanto alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior, além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente

Design interior com um toque particularmente esportivo

O EQS 53 4MATIC+ oferece um ambiente esportivo, graças aos bancos AMG com grafismos individuais e com estofamento dos bancos em couro napa. Além disso, existem inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:

·       Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
·       Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
·       Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
·       Pedais esportivos AMG
·       Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição "AMG"
·       MBUX Hyperscreen com funções e displays específicos AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com o MBUX Hyperscreen, sistema multimídia inteligente e intuitivo. Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única.

Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão.

O conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes perfis de usuários.

Comparado com seus modelos da Mercedes-EQ, como o EQC 400 4MATIC, o MBUX no EQS 53 4MATIC+ oferece uma gama de funções adicionais que enfatizam o caráter de alto desempenho do modelo esportivo.

Isto é particularmente verdadeiro para os displays distintos no painel de instrumentos, bem como o display multimídia e o head-up display.

 O acesso rápido aos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pela tecla de entrada direta correspondente no console central.

AMG SOUND EXPERIENCE: experiência de som única

O AMG SOUND EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão "Authentic", o cliente pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado.

Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

Outra opção para ainda mais individualidade: usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer modo de condução. Durante o RACE START, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica.

Motores elétricos específicos AMG para um desempenho superior

No coração do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, o trem de força elétrico com um motor em cada eixo utiliza a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, que transmite de forma ideal a potência de tração ao asfalto em todas as condições.

Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (mínimo de 30% de carga da bateria). Sua velocidade máxima é limitada a 220 km. Os motores elétricos específicos da AMG nos eixos dianteiro e traseiro são motores sincronizados permanentemente (PSM).

A ênfase no desempenho é evidente nos números de potência e torque. Além disso, os motores elétricos do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ são caracterizados por um equilíbrio ideal entre potência, eficiência e conforto sonoro.

Entre outras coisas, isso é garantido por novos rolamentos, correntes mais fortes e nova atuação por meio de inversores com software especialmente desenvolvido, permitindo velocidades de rotação mais altas e, portanto, mais potência, estabelecendo padrões especialmente em aceleração e velocidade máxima.

Recuperação inteligente mais eficiente

O novo EQS 53 4MATIC+ estabelece padrões não apenas com a entrega de potência ao acelerar, mas também com a recuperação eficiente de energia ao frear. A saída de recuperação é de até 300 kW.

O motorista pode ajustar o nível de recuperação em três estágios por meio de teclas no volante e receber suporte relacionado ao modo ECO Assistant. A frenagem combinada pode ocorrer até a parada total.

Nova geração de baterias com capacidade de 107,8 kWh

O modelo está equipado com uma bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de íons de lítio. Um grande avanço em sustentabilidade foi alcançado na química celular: o teor de cobalto é reduzido a 10%.  O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1.

A bateria de alta tensão tem um conteúdo de energia utilizável de 107,8 kWh. Uma característica técnica especial é a fiação específica da AMG, que é adaptada à capacidade de alto desempenho. O sistema de gerenciamento de bateria também é configurado especificamente pela Mercedes-AMG.

Nos modos de condução Sport e Sport+ o foco está no desempenho e no modo Comfort a faixa de operação. A nova geração de baterias é caracterizada por uma densidade de energia significativamente maior em comparação com desenvolvimentos anteriores, possuindo também uma capacidade de carregamento maior.

Outra novidade é a possibilidade de instalar atualizações para o sistema de gerenciamento de bateria a distância (OTA).

Tempos de carregamento mais curtos graças ao gerenciamento térmico inteligente

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC).

Nesse caso, a energia para até mais 300 quilômetros (WLTP) pode ser "recarregada" após pouco mais de 19 minutos. Graças ao carregador integrado, ele pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC).

O gerenciamento térmico eficiente também desempenha um papel na redução dos tempos de carregamento. A faixa de temperatura desejada da bateria é alcançada com a ajuda do circuito de resfriamento e um aquecedor de reforço PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo).

O design da bateria visa garantir a temperatura ideal de operação em todas as condições.

As extrusões de alumínio da estrutura da bateria têm cavidades definidas através das quais o refrigerante flui. Em resumo, o gerenciamento inteligente de temperatura e carregamento garante que altas correntes de carregamento possam ser mantidas por mais tempo. A bateria também se destaca pela durabilidade.

A função ECO Charging contribui significativamente para isso: o controle inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento e, assim, retarda o processo natural de envelhecimento da bateria. A bateria de alta tensão tem garantia válida por dez anos ou até 250.000 quilômetros.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A potência dos motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série.

O sistema distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida.

O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima, enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução.

Pneus desenvolvidos especificamente para um nível de desempenho superior

O EQS 53 4MATIC+ utiliza pneus desenvolvidos em conjunto com a MICHELIN. Para isso, as equipes de desenvolvedores da Mercedes-AMG e o fabricante francês de pneus adaptaram o MICHELIN Pilot Sport EV especialmente projetado para carros esportivos elétricos.

O perfil e a mistura de borracha são voltados para o alto torque e as poderosas forças de aceleração e garantem uma longa vida útil. O conforto também foi pensado: uma espuma de poliuretano integrada nos pneus reduz consideravelmente o ruído de condução.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com ajuste adaptativo

A suspensão do novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta um eixo four-link na dianteira e um eixo multi-link na traseira. Os engenheiros da AMG melhoraram especificamente os componentes e os configuraram para atender aos requisitos especiais dos clientes AMG. Isto se aplica ao conforto e a dinâmica de condução.

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ é um sistema de suspensão a ar combinado com amortecimento ajustável adaptativo controlado eletronicamente, juntamente com o eixo traseiro direcionável. Como em outros modelos AMG, a suspensão pneumática do EQS 53 4MATIC+ usa duas válvulas de alívio de pressão.

Estas válvulas de controle continuamente variáveis localizadas fora do amortecedor permitem que a força de amortecimento seja ajustada de forma ainda mais precisa para diferentes condições e modos de condução.

Uma válvula controla o amortecimento de retorno, ou seja, a força gerada quando a roda recua, e a outra controla o amortecimento da compressão quando a roda comprime.

Os estágios de recuperação e compressão são controlados independentemente um do outro. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais esportiva.

A unidade de controle da suspensão analisa os dados, incluindo dados dos sensores de aceleração e trajetória da roda, para ajustar a força de amortecimento de cada roda em alguns milissegundos para se adequar à situação.

Eixo traseiro direcionável

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos compactos.

A interação entre a direção do eixo dianteiro e do eixo traseiro foi projetada para obter respostas ágeis com pouco esforço ao dirigir na cidade ou em estradas. Em velocidades abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras giram na direção oposta às rodas dianteiras, tornando o veículo altamente manobrável, leve e ágil.

O efeito é particularmente positivo tanto ao mudar de direção rapidamente ou manobrar lentamente. A partir de uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras giram na mesma direção das rodas dianteiras.

A distância entre eixos virtualmente estendida oferece maior estabilidade e segurança de condução em altas velocidades e durante mudanças rápidas de pista ou manobras evasivas repentinas.

Modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

As características de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual".

Parâmetros importantes como características de condução e desempenho, configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE (opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com kick-down).

O condutor também pode pré-selecionar a configuração básica da suspensão através dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: o comportamento de condução varia da dinâmica máxima no modo "Sport+" ao suave na configuração "Comfort", por exemplo.

Além disso, a afinação pode ser ajustada em três etapas, independentemente dos modos de condução, por meio de uma tecla dedicada.

Sistema de freio de alto desempenho AMG

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ possui um sistema de freio de alto desempenho AMG com pinças de seis pistões e discos medindo 415x33 mm na frente e pinças de pistão único e discos medindo 378x22 mm na traseira.

Outro recurso de alta tecnologia é a função adicional i-Booster. Isso garante que o sistema de frenagem combine a recuperação elétrica com o freio hidráulico de maneira altamente eficiente.

Bateria protegida contra colisões para máxima segurança

A bateria fica em uma área protegida contra colisões na parte inferior da carroceria, embutida na estrutura da carroceria, incluindo um perfil de alumínio extrudado na lateral.

Durante a extrusão, um bloco de metal aquecido é empurrado por meio das matrizes e se transforma em uma seção sem fim, que é então cortada especificamente.

Isso possibilita seções altamente complexas que são precisamente adaptadas às necessidades. A estruturas de absorção de energia na parte frontal e lateral, bem como uma placa de base rígida de parede dupla, fornecem proteção adicional para os módulos.

Extensos testes de colisão e componentes fazem parte do procedimento padrão na Mercedes-Benz.

Os critérios de teste das baterias incluem, entre outros itens, o comportamento da bateria sob carga de choque e em caso de penetração de objetos estranhos. Superaquecimento e sobrecarga também são partes importantes dos testes.

Além disso, existe um sistema de segurança multinível separado para a operação diária. Isso inclui, por exemplo, monitoramento de temperatura, tensão ou isolamento como um sistema de segurança de monitoramento contínuo.

Se ocorrer uma falha, a bateria desliga. O monitoramento de falhas quando parado (durante o carregamento DC) também é padrão.

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