Shakira sonegou mais de 14,5 milhões de euros (cerca de US$ 17,4 milhões ou R$ 97 milhões de reais) em impostos entre 2012 e 2014 , confirmou a Agência Tributária da Espanha. A receita espanhola enviou um novo relatório à justiça do país.
A cantora fingiu que não morava no país para esconder sua renda, por meio de uma rede de empresas. De acordo com a agência Efe, ela tentou alegar que sua agenda de shows e apresentações em programas de TV provariam que ela ficou menos de 184 dias na Espanha, considerada o mínimo para ser residente.
No entanto, técnicos que analisaram o caso não aceitaram os argumentos da defesa da colombiana e comprovaram que ela precisaria ter quitado os impostos.
Segundo o G1, as acusações contra Shakira foram feitos em 2018, depois de um rastreamento de postagens em redes sociais e estabelecimentos comerciais frequentados por ela, provando que ela não ficou apenas 184 dias.
Leia também: Pai de Gilberto, do BBB21, reaparece após 15 anos: "Só quero um abraço apertado"
"Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola. A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais", dizia a nota divulgada pela assessoria da colombiana na época.