Autoridades de saúde da cidade de Kakamega, no oeste do Quênia, estão investigando o surgimento de um surto ainda não explicado que acometeu 106 adolescentes da escola secundária St. Theresa's Eregi com paralisia nas pernas.
De acordo com relatos, vídeos circulando na internet na última segunda-feira mostram várias estudantes com dificuldade para se locomover, apresentando pernas dormentes e imóveis. Algumas também sentiram fortes dores de cabeça, vômitos e febre.
Confira o vídeo:
As meninas foram internadas no hospital local, onde exames iniciais como de sangue, urina e fezes não encontraram indícios de infecção. Segundo o secretário de saúde da região, Bernard Wesonga, 46 das 106 já receberam alta, tendo melhorado rapidamente.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
INTERNACIONAL
Narges Mohammadi: a vencedora do nobel da Paz Presa pela 13 vezes
INTERNACIONAL
Elon Musk é investigado por possíveis violações ao mercado na compra do Twitter
INTERNACIONAL
Donald Trump se oferece para assumir a presidência da Câmara dos EUA para unificar o Partido Republicano
INTERNACIONAL
Imigração: Governo de Biden irá ampliar muro de fronteira com o México
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Wesonga afirma que a principal hipótese até o momento é de que se trate de um episódio de histeria coletiva. Ele acredita que os problemas de saúde mental das estudantes, sob estresse do período de provas, podem ter desencadeado pânico em cadeia.
Casos de histeria em massa costumam envolver a repetição involuntária de comportamentos por grupos sob algum tipo de trauma ou desejo de atenção. Em 2022, situação semelhante ocorreu em escola de Pernambuco, Brasil.