Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da presença de doulas durante todo período de parto nas maternidades, casas de partos e dos demais estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do Estado.
Doulas são mulheres que dão apoio nos aspectos físicos e psicológicos a outras mulheres que estão em trabalho de parto, antes, durante e depois do nascimento do bebê.
A medida determina que doulas poderão utilizar instrumentos e práticas que considerarem indispensáveis, desde que sejam compatíveis com as normas de segurança do ambiente hospitalar. Entre eles estão bola suíça, bolsas de água quente e óleos para massagem.
A autora do projeto, deputada Isaura Lemos (PCdoB), justifica a medida afirmando que muitas mulheres sentem-se inseguras e desconfortáveis com a "técnica fria" dos hospitais. Com base nisso, o objetivo é que as doulas preencham esse espaço.
"São o resgate e a reafirmação de uma prática existente antes da mercantilização, da institucionalização e da medicalização da assistência ao parto", argumenta.