O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), rebateu falas xenofóbicas proferidas contra uma brasileira que estava no aeroporto de Lisboa (Portugal). De acordo com Dino, caso fosse verdade que brasileiros estivessem invadindo Portugal, nada mais seria do que chamou de “direito de reciprocidade”. A afirmação do Ministro ocorreu na última terça-feira, 7 durante um evento oficial do Pronasci.
No vídeo citado por Dino, uma mulher portuguesa grita com uma brasileira dizendo que ela seria uma “porca” que deveria voltar para a sua terra, que os brasileiros estariam invadindo Portugal. A mulher não se preocupa em esconder o rosto e instiga a vítima a filmá-la e expor na internet, sob o argumento de que ela sim, seria uma portuguesa de raça.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Flávio Dino diz que 'quadro é muito desafiador'
POLÍTICA
Flávio Dino pode aceitar vaga no STF caso seja indicado
POLÍTICA
Flávio Dino manda Polícia Federal investigar Sérgio Moro
POLÍTICA
Flávio Dino: Governo Lula vai fechar clubes de tiro que não cumprem a lei
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O Ministro da Justiça repudiou o ocorrido e comentou o caso da forma que lhe é peculiar. Ele pontuou que até “aceitaria” a repatriação dos brasileiros que estão por lá, desde que o país devolva o ouro retirado da cidade de Ouro Preto (MG). Para o ministro, caso a tese apontada pela portuguesa fosse procedente, o Brasil estaria nada mais do que exercendo um direito de reciprocidade, tendo em vista o que ocorreu em 1500.
“Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, né? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil. E concordo, até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite” Flávio Dino - Ministro da Justiça e Segurança Pública