O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu um jantar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada na noite da última terça-feira (28). De acordo com informações obtidas pelo jornal O GLOBO junto a participantes do encontro, durante a conversa, Lula indicou que está inclinado a escolher o subprocurador-geral da República Paulo Gonet como novo Procurador-Geral da República (PGR).
O presidente também sinalizou de forma indireta que o ministro Flávio Dino, da Justiça, pode ser o nome escolhido para a vaga que será aberta no STF em julho de 2023, quando o ministro Ricardo Lewandowski se aposentará compulsoriamente aos 75 anos. Tanto Gonet quanto Dino são nomes que contam com apoio de integrantes da Corte.
Além dos ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, participaram do jantar o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), e o próprio Flávio Dino. Antes do encontro, Lula reuniu-se reservadamente por cerca de 30 minutos com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Prefeito de Iporá deixa fórum algemado e como uniforme do sistema prisional
POLÍTICA
Queiroz ameaça clã Bolsonaro em áudios: "Sei das tretas, informação é o que mais tenho"
POLÍTICA
Prefeito de Iporá alega não se lembrar dos disparos, afirma delegado
POLÍTICA
Câmara dos Deputados vota homenagem a Maguito Vilela
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Lula afirmou durante o jantar que pretende indicar Paulo Gonet para a PGR nos próximos dias, antes de escolher o nome para a vaga no STF. No entanto, o presidente viajará para a COP-28 na segunda-feira e só retornará no início de dezembro. Já sobre Flávio Dino, a sinalização foi mais discreta, mas sua presença no jantar foi lida como um bom sinal para sua indicação à Corte.
O convite de Lula para o encontro foi visto pelos ministros como um sinal da continuidade das boas relações entre Executivo e Judiciário. A reunião ocorreu um dia após o Senado aprovar uma PEC que limita o poder dos ministros do STF, gerando descontentamento entre os magistrados. Apesar disso, o tom da conversa no jantar foi descrito como amistoso.