A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, Senadora Eliziane Gama (PSD/MA), pediu o indiciamento de três produtores rurais goianos em seu parecer apresentado no final dos trabalhos da comissão. A leitura do relatório foi feita durante sessão realizada na última terça-feira, 17.
Os produtores rurais que atuam no mercado de soja, são citados como supostos financiadores dos acampamentos que ocuparam a frente dos quartéis do exército durante meses pedindo intervenção militar. Os manifestantes, questionavam o resultado das eleições presidenciais e exigiam a manutenção do então presidente, Jair Bolsonaro (PL) no poder, estas mobilizações, segundo a relatora, culminaram nos atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
CPMI do 8 de Janeiro vota relatório final nesta quarta-feira
POLÍTICA
CPMI do 8/1: oposição pede indiciamento de Lula e compara Dino a ministro de Hitler
POLÍTICA
Relatora da CPMI do Golpe pede o indiciamento de Jair Bolsonaro
POLÍTICA
Suspeito de financiar atos golpistas fica em silêncio durante depoimento em CPMI
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Com um total de 1.333, o relatório produzido com o resultado dos mais de 4 meses em que perduraram as investigações da CPMI, pede o indiciamento de um total de 61 pessoas, entre as quais estão o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Casa Civil Valter Braga Netto, a Deputada Federal Carla Zamabeli (PL), além de empresários, e servidores públicos.
O relatório apresentado por Eliziane, pede que Vitor Geraldo Gaiardo, Luciano Jayme Guimarães e Joel Ragagnin sejam indiciados pelos crimes associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado, eles são apontados como participantes do chamado Movimento Brasil Verde Amarelo (MBAV).
“Os integrantes do MBVA agiram com o claro propósito de questionar a lisura do processo eleitoral e apoiaram a pauta golpista de intervenção militar pelas Forças Armadas” afirma o relatório
Vitor Geraldo é apresentado como presidente do Sindicato Rural de Jataí ele também é suspeito de ter sido uma das pessoas que liderou o bloqueio as rodovias logo após o resultado das eleições 2022.
Luciano Jayme Guimarães é citado como ex-presidente do Sindicado Rural de Rio Verde e apontado também como um dos principais articuladores e mobilizadores do grupo Movimento Brasil Verde Amarelo.
Joel Ragagnin, que também é da cidade de Jataí, é apontado como presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprojosa-GO), e articulador do MBVA.