A segunda rodada da pesquisa Ipec (antigo Ibope), contratada pela TV Anhanguera e divulgada nesta quinta-feira (22), confirma a tendência de reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) já no 1º turno, em 2 de outubro. Caiado cresceu sete pontos porcentuais na estimulada na comparação resultado divulgado no final de agosto e alcança a 61% das intenções de votos válidos.
Na pesquisa estimulada, Caiado tem 55% das intenções de voto, com crescimento de sete pontos na comparação com a primeira rodada (48%), divulgada pelo Ipec em 25 de agosto. O governador sustenta uma ampla frente de 32 pontos sobre o segundo colocado, Gustavo Mendanha (Patriota).
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia marca 23% das indicações estimuladas, oscilando dois pontos dentro da margem de erro (tinha 21%). Em terceiro, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 6%, também oscilando dois pontos – tinha 4% em agosto. Wolmir Amado (PT) é lembrado por 3%. O petista não havia pontuado na primeira pesquisa.
Professora Helga (PCB), Cintia Dias (Psol) e Professor Pantaleão (UP) registraram 1% cada. Edigar Diniz (Novo) não pontuou. Segundo o Ipec, 4% dos eleitores afirmam decisão de anular ou votar em branco e outros 6% seguem indecisos.
Votos válidos
A segunda rodada da pesquisa Ipec mostra o governador Ronaldo Caiado com 61% das intenções de votos válidos. Em segundo, Gustavo Mendanha tem 26%. Nos votos válidos, a vantagem de Caiado sobre Mendanha é de 35 pontos porcentuais.
Major Vitor Hugo tem 7% e Wolmir Amado, 3%. Os demais candidatos, juntos, somam 3%. Os votos válidos são calculados excluindo brancos, nulos e eleitores indecisos.
Espontânea
A pesquisa espontânea, quando o eleitor não recebe uma cartela com os nomes dos candidatos, aponta para crescimento e uma alta consolidação das intenções de voto do governador Ronaldo Caiado. O candidato à reeleição chega a 43% das indicações, 14 pontos porcentuais a mais na comparação com a primeira rodada (29%).
Em segundo lugar, Gustavo Mendanha tem 13% na espontânea. O porcentual é o mesmo de agosto, o que mostra cenário de estagnação. Em terceiro, Major Vitor Hugo marca 3%, tinha 2% há um mês. Wolmir Amado e Professor Pantaleão são lembrados por 1% cada. Os indecisos são 29% (eram 40% em agosto) e brancos e nulos, 7% (eram 11%). O Ipec entrevistou 800 eleitores entre os dias 19 e 21 de setembro em 36 municípios. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-0685/2022.
Na disputa ao Senado, Marconi tem 28%, Delegado Waldir, 18%
Pesquisa do Ipec divulgada nesta quinta-feira (22), contratada pela TV Anhanguera, revela os índices de intenção de voto para o cargo de senador por Goiás. O candidato do PSDB, Marconi Perillo, lidera a disputa com 28 % das intenções de voto. O segundo colocado é o Delegado Waldir (UB), com 18%.
Em seguida aparecem: João Campos (Republicanos): 9%, Denise Carvalho (PCdoB): 6%, Alexandre Baldy (PP): 6%, Wilder Morais (PL): 5%, Vilmar Rocha (PSD): 4%, Leonardo Rizzo (Novo): 3%, Manu Jacob (PSOL): 1%, Branco/Nulo: 8%, Não sabe/Não respondeu: 13%. O nome do candidato Antônio Paixão (PCO) não foi citado.
A pesquisa fez 800 entrevistas entre os dias 19 e 21 de setembro em 36 cidades no estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00938/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número GO06085/2022.
Bolsonaro tem 44% e Lula, 35% no estado
A pesquisa do Ipec, divulgada nesta quinta-feira (22) e contratada pela TV Anhanguera, revela os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores de Goiás. O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a disputa no estado, com 44%, contra 35% do ex-presidente Lula (PT).
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT): 6%, Simone Tebet (MDB): 4%, Soraya Thronicke (União Brasil): 2%, Felipe d'Avila (Novo): 1%, Léo Péricles (Unidade Popular): 0%, Sofia Manzano (PCB): 0%, Vera Lúcia (PSTU): 0%, Padre Kelmon (PTB): 0%, Em branco/nulo: 4%, Não sabe/Não respondeu: 4%
O nome do candidato Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB) e Constituinte Eymael (Democracia Cristã) não foram citados por nenhum deles.
Governo Bolsonaro
O Ipec também perguntou aos eleitores goianos como avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 53% é bom ou ótimo e, para 14%, ruim ou péssimo. Outros 31% dizem que o governo é regular e 2% não souberam avaliar.