A vacina contra a Dengue (Qdenga) foi incorporada pelo Ministério da Saúde ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo as informações divulgadas, o Brasil é o primeiro país no mundo a incorporar o imunizante no sistema público.
Embora a mesma tenha sido incorporada ao SUS, ela não vai ser usada em grande escala, isso pelo fato do laboratório que a produz, não conseguir fornecer grandes doses do medicamento. Dessa forma, o Ministério vai começar a aplicação da vacina com foco no público e nas regiões que são prioridades neste momento.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
GOIÂNIA
Casos de dengue diminuem, mas situação é preocupante
CIDADES
Alerta: Epidemia de dengue em 2024
SAÚDE
Criança de 7 anos morre por complicações da dengue hemorrágica.
CIDADES
Com risco de epidemia em 2024, intensificação de prevenção contra dengue precisa começar agora
SAÚDE
Repelente que combate dengue e febre maculosa avança nos testes
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Vale ressaltar que o uso do medicamento já está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março do ano passado. Segundo os dados divulgados pelo Governo Federal, os testes do imunizante com a aplicação de duas doses do mesmo foi de 80,2% contra a doença provocada por qualquer sorotipo depois de um ano da aplicação da segunda dose.
Os testes mostraram ainda uma queda de 90% no número de pacientes contaminados que precisaram ser hospitalizados. Segundo, as informações divulgadas foram feitos 18 estudos, destes sete com três fases, seis com duas fases, cinco com uma fase e ao todo 27 mil participantes de regiões mais afetadas pela doença e regiões não endêmicas, com idades entre 1,5 a 60 anos.