Um dia após a França emitir um alerta sobre a possível violação dos níveis de emissão de radiação no Iphone 12, um dos modelos de smartphone vendidos pela gigante Apple, permitidos pelas agências de regulação estatais, outros três países anunciaram que também promoverão a checagem. A expectativa é que a decisão seja utilizada como base por toda a Europa.
Na última quarta-feira, 13, a Agência Nacional Francesa de Frequências (ANFR) declarou que vai “retirar o iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro de 2023 após o limite da Taxa de Absorção Específica (SAR) para este modelo ter sido excedido”, seguindo esta esteira a Alemanha, Holanda e Bélgica comunicaram que vão acionar os órgãos internos responsáveis para que apurem potenciais riscos à saúde associados ao aparelho de telefone.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
TECH
Positivo Casa Inteligente lança smart robôs aspiradores que podem ser controlados pelo smartphone e por voz
COTIDIANO
Após vender iPhone sem carregador, Apple é condenada a pagar indenização de R$ 5 mil
INTERNACIONAL
Apple é avaliada em US$ 3 trilhões, mais do que o dobro do PIB do Brasil
INTERNACIONAL
Índia quer investigar supostas práticas ilegais da loja de aplicativos da Apple
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O Secretário de Estado para a Digitalização da Bélgica, Mathieu Michel, afirmou em entrevista concedida a revista Reuters que é seu dever garantir que todos os cidadãos estejam efetivamente seguros.
“É meu dever garantir que todos os cidadãos estejam seguros. Entrei rapidamente em contato com o IBPT-BIPT (regulador) para pedir uma análise sobre o perigo potencial do produto.” Secretário de Estado para a Digitalização da Bélgica, Mathieu Michel
Ele afirmou ainda que vai solicitar a checagem em todos os smartphones da Apple e em outros produtos fabricados por outras empresas.
A Apple refuta a informação, justificando que seus dispositivos receberam certificação emitida por diversos organismos internacionais, atestando que atenderiam os padrões de radiação exigidos.