O Procon do estado de São Paulo decidiu notificar o Whatsapp para que preste informações sobre a pane que derrubou o serviço por mais de sete horas nesta segunda-feira (04). O aplicativo de mensagens pertence ao Facebook, assim como o Instagram. A pane atingiu os três aplicativos em nível mundial e deixou bilhões de usuários com dificuldades para se comunicar.
O diretor-executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, justificou a medida afirmando que muitas pessoas que mantêm negócios através do Whatsapp tiveram prejuízos financeiros por causa da pane. Por isso, Capez afirmou que a empresa tem o dever de explicar o que causou o incidente.
Caso as explicações do Whatsapp sejam consideradas insuficientes, o Procon de São Paulo não descarta aplicar uma multa milionária à empresa por causa dos danos financeiros que os usuários da plataforma tiveram durante a pane. O Procon de João Pessoa, na Paraíba, também notificou o Whatsapp pedindo explicações. Até o momento, não há informações sobre se outros estados ou municípios tomaram ou pretendem tomar uma atitude semelhante.
Em nota, o Whatsapp disse que ainda não recebeu uma notificação formal do Procon de São Paulo, mas ressaltou que permanece à disposição para prestar esclarecimentos. A empresa afirma ter trabalhado com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, e reconheceu a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo de mensagens instantâneas.