O governo de Lisboa, Portugal, adotou várias medidas de restrições de circulação em áreas metropolitanas para conter a propagação de variante da covid-19.
A ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva anunciou nesta semana as medidas a serem tomadas durante a pandemia. O obejtivo desta ação é decorrente ao número elevado de contaminados de covid-19, igualmente a disseminação da variante delta.
As proibições são, os moradores da Área Metropolitana de Lisboa (AML),não poderão se deslocarem na tarde, desta Sexta-feira (18). Prosseguindo no domingo a proibição vai até a próxima Segunda-feira (21). Fica proibido também a entrada de pessoas de fora da região metropolitana .
No total, em Portugal já foi registrado 928 novos casos de covid-19,comparando ao mês de Fevereiro o mais alto. Quase 70 % corresponde a alta de infectados registrados no país. Umas da principais razoes para a situação epidemiológica na área é a variante delta a mais rápida e contagiosa, porém a mais seria de se conter.
Para as pessoas que estão infectadas com a variante Delta, a possibilidade de infectar outras pessoas são de 60%, segundo análise divulgada pela autoridade sanitária britânica Public Health England (PHE)
De acordo com pesquisas feitas por pesquisadores escoceses uma infecção pela variante duplica os riscos de hospitalização .
Por causa da disseminação da variante delta foram adiados entre quatro semanas o levantamento de todas as medidas de prevenção na Inglaterra, no qual esta planejada para 21 de junho. por causa da difusão de cepa no Reino Unido ,Portugal liberou e entrada de turistas britânicos ,no país , mas com as seguinte apresentação de um teste negativo para covid-19antes da viagem.
Leia também: