Um incêndio florestal nas proximidades de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros mobilizou equipes da base avançada do Corpo de Bombeiros Militar de Alto Paraíso (CBMGO), na tarde de quarta-feira, 25, por volta das 14h30. De acordo com os bombeiros, o incêndio começou em ambos os lados da rodovia que leva à localidade, apresentando focos em direções distintas: um para a Cachoeira do Lajeado e o Vale da Lua, e outro em direção à entrada do parque e à trilha da Seriema.
Novos focos de incêndio nesta quinta-feira, 26, levou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) a fechar o parque pela primeira vez esse ano. Retirando os turistas do local para um local em segurança.
“O nosso objetivo foi estabilizar a situação o mais rápido possível”, afirmou o capitão Bandeira, comandante da base. Ele destacou a importância do trabalho em equipe, dizendo: “Trabalhamos em conjunto com o IBAMA e outras equipes para garantir que as chamas não se espalhassem ainda mais”.
A equipe de bombeiros, em ação integrada com o pessoal do IBAMA e do prévio e fogo, utilizou um comando unificado para coordenar o combate às chamas. O trabalho teve início no lado do Vale da Lua e da Cachoeira do Lajeado, onde as equipes conseguiram estabilizar a situação até por volta das 16h. “Foi um esforço intenso, mas conseguimos controlar a situação naquele setor”, comentou Bandeira.
Em seguida, a equipe apoiou as operações nas áreas adjacentes, onde o incêndio ainda estava ativo, especialmente na trilha da Seriema e na entrada principal do parque. O combate prosseguiu até a meia-noite, quando as chamas foram finalmente extintas.
De acordo com Bandeira, na manhã desta quinta-feira, 26, novos focos de incêndio foram detectados na região, e a equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu no local, pronta para atender qualquer nova ocorrência. “Estamos monitorando a área e prontos para agir, caso seja necessário”, afirmou. A expectativa é que a situação esteja sob controle até o final da tarde.