Home / Cultura

CULTURA

Disco póstumo de Cássia Eller passeia pelo universo do rock brasileiro

É verdade que discos póstumos são bastantes lucrativos no mundo pop, mas ao mesmo tempo eles representam possibilidade de apresentar a obra em questão a um novo público.

E, além disso, bons artistas morrem deixando fãs revirando arquivos atrás de músicas novas. Com Cássia Eller, cantora brasiliense que fez história no rock nacional na década de 1990, não foi diferente. Sorte.

Intérprete de clássicos das bandas Barão Vermelho e Legião Urbana, Cássia ganhou notoriedade no meio roqueiro na década de 1990 ao mostrar ao público uma voz potente. “Malandragem”, composição de Cazuza e Roberto Frejat, teve enorme sucesso e fez dela uma das maiores revelações dos anos 90.

Agora, mais de 20 anos após sua aparição, seus fãs têm a possibilidade de ouvir algo novo da intérprete. “Todo Veneno Vivo”, disco duplo de shows que Cássia realizou em três noites no mês de 1997, é o registro de suas performances no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Nele, da primeira à última faixa, a paixão de Cássia pelo rock and roll fica explícito. E não é para menos: a maior parte do repertório veio de composições de Cazuza, como “Só As Mães São Felizes” e “Blues da Piedade”, e ainda há clássicos de Rita Lee, Lobão, Frejat e Renato Russo.

Fica evidente nestas canções que Cássia é a cara do rock clássico e do blues. Seu cantar singular é guiado pela a gritaria - ora harmoniosa, ora com tom grave e, eventualmente, com tonalidade de lamento - e pela calmaria, suave e doce.

Como o set list possui bastantes composições de Cazuza, sendo algumas delas aquelas fossas dele, o estilo de Cássia soa adequado às letras de ‘Caju’. Tanto que o momento em que ela canta o hino “Pro Dia Nascer Feliz” é o ponto alto do disco.

Ouvir a voz visceral de uma das maiores intérpretes do gênero no País talvez nunca tenha sido tão reconfortante. Afinal, não é sempre que surge por aí uma cantora porreta, com postura contestadora e voz fodastica. Cássia, antes de mais nada, é necessária.

BOX

Ficha Técnica

“Todo Veneno Vivo”

Preço: R$ 39,90

Autor: Cássia Eller

Gravadora: Universal Music

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias