Desmistificando um dos jogos atualmente mais praticado no mundo o Poker. Esse Poker que vou falar é o esporte através de torneios, não são as mesas clandestinas, em ambientes esfumaçados e onde não existem regras. O Poker é um esporte mundial, praticado por milhões de pessoas, inclusive divulgado por estrelas internacionais, tais como, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Cristiano Ronaldo, Rafel Nadal entre outros. Analisem. Uma das coisas mais importantes que eles têm e inclusive recebem por isso são suas imagens. Será que eles iriam arriscar e macularem suas imagens com isso?
O Poker é considerado esporte da mente juntamente com o Xadrez, pois a sorte envolvida é indireta e na sua jogabilidade temos influência direta de questões matemáticas, probabilísticas e de análises comportamentais e isso representa 90% do jogo. Existem centenas de publicações literárias, cursos presenciais e on-line. Um leigo que não estuda e sabe apenas as regras básicas do esporte jamais conquistará sucesso. Por isso ele não é considerado jogo de azar e não está incluído no rol das contravenções penais.
O Poker no Brasil está registrado no Ministério dos Esportes e possui a Confederação Brasileira de Texas Holdem e Federações em diversos Estados. Seja em torneios ao vivo como on-line, o Poker não é um jogo desmedido financeiramente, os torneios tem um valor fixo de inscrição que o atleta paga e joga até o ponto em que ele é eliminado. Os torneios têm início e fim, possuem regras, regulamentos, tabelas, diretores técnicos etc.
Existe uma questão crucial que poucos devem saber é que tramita no Congresso Nacional numas de suas Comissões, projeto de Lei para regulamentação total do Poker, sobretudo, quanto ao aspecto tributário, mesmo que em sua grande maioria os prêmios atribuídos aos atletas já estejam sendo tributados, isso definirá por completo a melhor forma de fazê-lo.
Resolvi escrever algo a respeito porque demorei anos até resolver praticar o esporte. Esperei que ele estivesse registrado no Ministério do Esporte. Em breve, também haverá uma legislação nacional específica para a sua boa prática. E escrevo não na qualidade de Gestor ou Professor, mas sim de praticante que acredita na licitude e regularidade da modalidade.
Por falar em praticantes, inclusive dentre os jogadores regulares que disputam torneios locais, pelo Brasil e pelo Mundo, temos todos os tipos de profissionais, tais como, médicos, dentistas, empresários, comerciantes, professores, advogados,servidores públicos, policiais civis e militares e milhares de outras profissões, ou seja, uma infinidade de pessoas que encaram as disputa de maneira recreativa.
Como prova disso aqui em Goiânia temos um Time de Poker de atletas não profissionais composto por está infinidade de profissões elencadas acima. O nome é Three Bet Light Team, cuja foto está estampada no chamamento da matéria. Estamos reunidos para estudar, discutir estratégias, colaborar com o crescimento individual e coletivo de cada um. Somos antes de qualquer coisa amigos e procuramos nos desenvolver dentro do esporte em paralelo às nossas atividades profissionais.
Distinta desta turma já mencionada, que é a imensa maioria, temos no Brasil e fora dele inúmeros jogadores de Poker a quem se chamam de PRO, pois são profissionais 100% dedicados ao Poker. As suas quase 24 horas são dedicadas ao estudo, preparo e as disputas de torneios on-line e ao vivo. Já é possível como em qualquer outra profissão viver apenas de Poker, mas não pensem que é uma vida fácil. A que ter muito estudo, aplicação, determinação, horas a fio atuando em torneios dos mais variados níveis. Tem de haver uma rotina de preparação física e uma correta alimentação.
Isso tudo também serve para desmistificar que ao se jogar Poker, pelo menos não desta maneira exemplificada acima, que são os torneios, é muito improvável que se percam fortunas, carros e se desagreguem famílias. Basta entrar nos sites dos organizadores de torneios, tais como o da Word Series of Poker – Wsop, Brazilian Series o Poker – Bsop, Word Poker Tour – WPT, só para citar alguns, ou mesmo visitar quando da realização de um evento em sua cidade, que vão verificar que a participação das famílias é intensa com as mulheres e filhos dos atletas que os acompanham nos eventos fora de seu local de residência, tudo na mais perfeita harmonia. Normalmente onde são disputados os torneios há uma rede hoteleira amparando o evento, onde são realizadas atividades paralelas ao evento como passeios turísticos e culturais.
Já há a algum tempo inclusive canais de televisões que se dedicam às transmissões dos torneios mais importantes no Brasil e no mundo, como a TV Bandeirantes e a ESPN Internacional, está última transmitiu na sua grade de programação mais de 36 horas da Wsop – 2018.
Outra coisa a se desmistificar. Os locais onde se praticam os jogos são completamente arejados e com toda infraestrutura; eles não são escondidos, escuros e enfumaçados, eles tem as devidas autorizações dos órgãos públicos envolvidos, todos que vão participar dos eventos necessariamente tem que se identificar com seus documentos pessoais.
Outra realidade do Poker é o aumento significativo de participação de mulheres nos eventos. O Poker é na pratica um dos esportes mais democráticos do mundo, pois neles encontramos jovens de 18 a masters de 70 a 80 anos e homens e mulheres disputando ao mesmo tempo.
Mesmo assim não tenho como dizer que não exista a prática clandestina de jogos com jogadores inveterados onde o limite é a bancarrota. Infelizmente ainda há, mas tudo o que eu falei é do lado legal da coisa e é onde se concentram 99,9% dos praticantes e não viciados.
Temos que separar o joio do trigo. Informação é tudo, mas ela tem de ser completa. Se não fica a impressão de que nada presta e tudo é errado. A propósito não sou representante ou porta voz de nenhuma entidade ou instituição ligada ao Poker, como disse apenas pus um pouco de luminosidade suficiente sobre o assunto.
(Carlos Roberto Neri Matos, professor especialista de Administração Pública e Direito Administrativo e gestor público)