Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu uma palestra sobre a importância do suporte psicológico no pós-diagnóstico de câncer.
A psicóloga convidada Silvana de Paiva explicou que o suporte psicológico ajuda, auxilia o paciente que está no tratamento para combater o câncer, pois o ajuda a processar, elaborar seus pensamentos, seus sentimentos, oferece a escuta necessária, acolhimento.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
SAÚDE
Beneficiários do Ipasgo Saúde tem até o dia 31 para atualizar dados cadastrais
GOIÂNIA
Com Andressa Suita e profissionais da saúde, 1º Talk Show Outubro Rosa da Lumini é um sucesso
POLÍTICA
Lula sanciona projeto que compensa perdas do ICMS e reduz gastos com piso da Saúde este ano
SAÚDE
Evento debaterá inovação tecnológica em saúde pública
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
“Além disso, oferece também ferramentas para que ele crie novas estratégias para se adaptar à realidade que ele se encontra e, principalmente, um espaço para dar voz a sua dor, aos seus medos, levando-o a entender que não está sozinho”, afirmou. Silvana de Paiva
Para a coordenadora do Centro Oncológico do HEI, Rita de Cássia, o acompanhamento psicológico pós diagnóstico é fundamental para amenizar os sentimentos que surgem nessa fase. “Ele ajuda o paciente a entender suas próprias emoções e o ajuda a processar o que é novo e a enfrentar a doença e as mudanças associada a ela”, comentou.
Após a palestra, um paciente e dois acompanhantes falaram sobre a experiência que vivenciaram durante o tratamento contra o câncer.