Um homem de 28 anos foi detido na tarde de sexta-feira, 14, em São Luís, capital do Maranhão, após combinar um encontro amoroso com uma criança de apenas 9 anos de idade. A prisão foi realizada pela Guarda Municipal de São Luís, que agiu prontamente dentro do Terminal de Integração da Cohab.
Segundo informações da Guarda Municipal, o suspeito teria tentado marcar o encontro com a menina no banheiro do terminal, porém, sem saber, estava, na verdade, conversando com o pai da vítima, que se passou pela criança. O pai imediatamente denunciou o caso, levando à prisão do indivíduo.
Por volta das 14h30, o homem compareceu ao terminal, mas foi surpreendido pela Guarda Municipal, que o deteve no local. Ele foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), onde prestará esclarecimentos. A identidade do suspeito não foi divulgada.
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da DPCA, está investigando como o homem teve acesso à vítima. Há suspeitas de que ele possa ter utilizado as redes sociais para entrar em contato com a criança.
De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil do Maranhão, no estado, foram registrados os seguintes casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes em 2022:
- Corrupção de menores com menos de 14 anos (165 ocorrências);
- Aliciamento, assédio ou incitação de crianças para atos libidinosos (99 ocorrências);
- Oferta, disponibilização ou publicação de fotografias, vídeos ou registros contendo cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes (24 ocorrências).
No período de janeiro a março de 2023, os registros mais frequentes foram:
- Corrupção de menores com menos de 14 anos (46 ocorrências);
- Aliciamento, assédio ou incitação de crianças para atos libidinosos (22 ocorrências);
- Produção, fotografia ou filmagem de cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes (6 ocorrências).
Para denunciar crimes contra os direitos da infância e juventude existe o "Disque 100", o canal do governo federal que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. O serviço de atendimento ao público é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.