Home / Cidades

CIDADES

Inmet emite alerta vermelho de onde de calor, em oito estados

As temperaturas podem chegar até 5° acima da média em algumas regiões do Brasil.

Divulgação Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na última quarta-feira, 21, um alerta de onda de calor que estenderá ate a próxima sexta-feira, 23. O alerta ‘classificado’ como grande perigo, é o mais grave na escala do INMET e indica que as temperaturas podem chegar até 5° acima da média em algumas regiões do Brasil.

Os estados sob alertas são: Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. A onde de calor, já estava em atuação desde semana passada, intensificando-se nos últimos dias, agravando a situação.

Altas temperaturas

Apesar do alerta de menor gravidade, regiões do Brasil já vinham enfrentando temperaturas críticas e umidades baixas, parecidas às de deserto. Em Cuiabá, por exemplo, foram registradas máximas acima dos 40°C e umidade com mínima de 7%. Nesta quarta-feira, Cuiabá atingiu a máxima de 39,6°C e umidade de 10%. A previsão para esta quinta-feira, 22, indica máxima de 41°C, com mínimas noturnas de 28°C. Outras regiões, como Araguatins (TO) e Colinas (SP), também podem sofrer com temperaturas de 38°C e 34°C.

A onda de calor é provocada por uma massa de ar seco que se estabiliza no Centro do Brasil, provocando umidade relativa do ar baixa. O INMET emitiu um alerta para o índice, que vale até às 19h, por esse motivo. Em Amambaí (MS), as estações meteorológicas apuraram índices baixos, ficando em 9% na cidade. A previsão era que ficasse em mínimas de 20% a 30%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias