Home / DMAutos

DMAUTOS

Porsche apresenta o novo SUV Macan no Salão de Paris

Norton Luiz
Editor de Veículos

O novo SUV compacto Porsche Macan 2019 acaba de ser apresentado na Europa com suas especificações técnicas.  Reestilizado, o modelo, apresentado no Salão do Automóvel de Paris, chega com motor 2.0 turbo alimentado com geometria da câmara de combustão aperfeiçoada e filtro de partículas de gasolina. As encomendas para mercado Europeu já estão sendo feitas, exceto na Alemanha, onde já está disponível a partir de EUR 58.763 incluindo VAT e com especificações nacionais.

O motor de quatro cilindros desenvolve 245 cv a 5.000 rpm e 37,7 kgfm de torque desde 1.600 rpm. Em combinação com sua caixa de câmbio PDK de dupla embreagem com sete velocidades, o SUV compacto pode ir de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 225 km/h.  Seu índice de consumo é 8,1 l/100 km, segundo o New European Driving Cycle (NEDC - Novo Ciclo de Condução Europeu).

O Macan passou por uma remodelação com novos itens mais evidentes em termos de design, conforto, conectividade e dinâmica de condução. As mudanças incluem o painel luminoso traseiro tridimensional em LED e o novo sistema de gerenciamento de comunicação totalmente interconectado da Porsche, com tela de 10,9 polegadas, dentro do veículo. O Macan já havia sido mostrado em julho último, mas sem as especificações conhecidas agora.

Chassi remodelado

O chassi foi remodelado, tornando mais prazerosa a direção e como é característico de um carro esportivo, o SUV Macan vem com pneus de tamanhos diferentes para os eixos dianteiro e traseiro. Isso permite ao motorista usufruir totalmente das vantagens do sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM - gerenciamento de tração) e adotar um estilo de direção mais dinâmico. Os diâmetros das rodas vão de 18 polegadas de série até uma opção com 21 polegadas.

Seguindo o DNA de design da Porsche, o novo Macan traz um painel luminoso tridimensional em LED na traseira e as luzes de freio, com seu design de quatro pontos, são novidades que  personificam a identidade da marca. A tecnologia LED é incorporada de série nos faróis principais com novo design, enquanto o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus - sistema dinâmico de iluminação) opcional pode ser usado para controlar de forma adaptativa a distribuição da luz.

A dianteira do Macan foi completamente redesenhada e parece mais larga. O motorista agora conta com maiores opções para expressar sua personalidade, com a disponibilidade de quatro novas cores externas: Verde Mamba Metálico, Prata Dolomita Metálico, Azul Miami e Crayon.

A versão comercializada na Europa oferece uma variedade de possibilidades digitais através do uso do sistema Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações). A tela de toque de alta definição agora tem 10,9 polegadas de largura (anteriormente eram 7,2 polegadas).

Comunicação

Como no Panamera e no Cayenne, a interface com o usuário pode ser adaptada para se adequar a necessidades pessoais através de configurações pré-definidas. Completamente interconectado de série, o novo sistema inclui navegação online, preparação para celular, duas interfaces de áudio e controle inteligente por voz.

Outros itens oferecidos de série incluem o Porsche Connect Plus (com módulo de telefone LTE e leitor de cartão SIM), um ponto WLAN e um conjunto de serviços Porsche Connect. A capacidade de se conectar à Here Cloud, que é usada para fins de navegação, é essencial. A nuvem proporciona ao motorista dados online atualizados a qualquer momento, permitindo assim que a rota seja calculada rapidamente.

Os aplicativos Porsche Connect e Porsche Car Connect permitem ao piloto se comunicar com o Macan através de seu smartfone. O aplicativo Offroad Precision pode ser usado para tornar a experiência fora de estrada com o Macan ainda mais radical, além de registrá-la.

O volante esportivo GT opcional do Macan reflete o estilo do Porsche 911. Um seletor de modos integrado ao volante - incluindo o botão de resposta esportiva - faz parte do pacote opcional Sport Chrono que pode equipar o Macan. O novo assistente de tráfego usa o piloto automático adaptativo para permitir que o veículo viaje a velocidades de até 60 km/h de forma ainda mais agradável e relaxante.

Além de ser capaz de acelerar e frear de forma semiautomática, o sistema ajuda o motorista a se manter em sua faixa nos engarrafamentos e no trânsito lento. A Porsche ampliou a lista de opções criadas para incrementar a praticidade, que agora inclui um para-brisa aquecido e um ionizador de ar que - juntamente com o filtro de ar para partículas finas (equipamento de série) - melhora a qualidade do ar dentro do veículo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias