A Lexus lança no mercado brasileiro a linha 2020 do SUV RX 450h. O modelo desembarca no País nas versões o F-Sport e Luxury, com preços de R$ 381.990 e 371.990. SUV de luxo mais vendido no mundo na sua categoria, o RX 450h é o único modelo que ainda não estava disponível na versão híbrida no Brasil.
Além do SUV RX 450h, a Lexus traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES 300h, vendido no Brasil em sua versão 300h desde o fim de 2018.
Assim como o RX 450h, o ES 300h, vendido por R$ 275.990, traz, entre as novidades, o pacote Lexus Safety System. Esse pacote oferece itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo.
Lexus RX 450h: Motores a combustão e elétricos rendem, combinados, 313 cv
O Lexus RX 450h é equipado com um motor a combustão movido a gasolina de ciclo Atkinson, seis cilindros, 3.5L. O sistema Lexus Hybrid Drive combina um motor a gasolina com outros dois elétricos.
A configuração utilizada é um motor seis cilindros em V, de 3.5L com potência de 262 cv a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros. Esse soma forças com dois motores elétricos - um dianteiro de 167 cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68 cv e 14,2 kgfm de torque. A combinação dos motores a combustão e elétricos rendem 313 cv de potência total.
A bateria de níquel-metal-hidreto fica embaixo do assento traseiro, assegurando, assim, mais espaço no porta-malas. O RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle, que proporciona aceleração mais linear. A função reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor.
Tração All-Wheel Drive
A tração All-Wheel Drive direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Na parte interna, a versão Luxury do Lexus RX 450h traz banco do motorista e do passageiro com regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para três perfis apenas para o motorista.
O computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2", dispõe de informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, informações de áudio, entre outras.
Sistema de som
Composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e um subwoofer, o sistema multimídia da Lexus garante áudio com qualidade. O sistema é compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay. Tudo isso reunido numa tela LCD sensível ao toque de 12,3" polegadas.
No quesito segurança, o RX 450h é equipado com 10 airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. Completam o pacote o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Isofix para fixação de assento infantil, dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo.
Outros itens são a câmera de ré para o RX 450h versão F-Sport, de cinco lugares, e câmera 360º para a versão Luxury, de sete lugares.
Lexus ES 300h
Disponível apenas na versão Luxury, o sedã da Lexus ES 300h é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson com 2.5L, quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, que gera 217 cv. A transmissão Hybrid Transaxle é a mesma do modelo RX 450h, assim como sistema de tração All-Wheel Drive.
No ES 300h, o banco do motorista dispõe de regulagem elétrica para 10 posições e oito para o passageiro da frente. O computador de bordo, com tela TFT colorida de 7" traz informações de condução, áudio, navegação GPS, indicação de mensagens de alerta, entre outras funções.
O modelo conta com sistema multimídia com oito alto-falantes e quatro tweeters. O sistema é compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay, tudo isso também reunido numa tela LCD de 12,3". No quesito segurança, o ES 300h traz a mesma lista de equipamentos do RX 450h.
Lexus ES 300h
O sedã ES 300h é equipado com um propulsor quatro cilindros a gasolina de 2.5L com potência de 176 cv a 5.700 rpm e torque de 22,1 kgfm a 5.200 giros. Diferentementedo RX 450h, o ES 300 combina seu motor a combustão com apenas um elétrico que gera isoladamente 118 cv de potência e torque de 20,2 kgfm. Juntos, os dois motores rendem potência combinada de 217,5 cv.
Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, tanto no RX 450h como no ES 300h 2020.
Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.
Tecnologias de segurança ativa
O RX 450h e ES 300h possuem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores. São elas: Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Assistente de Manutenção de Faixa (LDA), Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash), Farol Alto Automático (AHB), Blind Spot Monitor e Rear Cross Traffic Alert.
As cores externas disponíveis para o RX 450h são o Cinza, Preto Grafite, Vermelho Coral, Azul Royal. Já para a versão F-Sport são o Branco Super Nova e Azul Olímpio, enquanto a Luxury tem as cores exclusivas Branco Sônico e Marrom Ambar.
Internamente, as opções de cores para a versão F-Sport são o Preto F-Sport, Preto e Branco F-Sport e Granada F-Sport. Para a versão Luxury o Preto, Caramelo, Creme e o Bege.
Para o ES 300h, por sua vez, as cores externas disponíveis são o Branco Sonico, Cinza Mercúrio, Prata Platinum, Cinza, Preto Grafite, Vermelho Coral e Azul Royal. Internamente as cores oferecidas são o Preto, Caramelo e o Bege.