Nasce um novo gigante off-road dedicado a trabalhos pesados. Trata-se do novo caminhão extrapesado basculante Mercedes-Benz Arocs 8x4, que custa R$ 1.100.000. O inédito modelo lançado pela marca da estrela é indicado para operações em mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.
O novo extrapesado off-road Arocs 8x4 utiliza a cabina global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. Segundo a fabricante alemã, é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.
Motor
O Arocs conta com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, o mesmo que equipa o caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros. A potência é de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.
O motor trabalha acoplhado ao câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, com caixa reforçada e sem pedal de embreagem.
O Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas apresenta três modos de operação: Economy, Standard e Power Off-Road. Cada um para uso específico, como para operações leves, uso intermediário e severo.
O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, garante a força bruta. A robustez está refletida na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo.
O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série e o freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.
Suspensão otimizada
A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais.
As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.
A suspensão traseira do Arocs 8x4,por sua vez, foi otimizada para garantir a durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Dispõe também de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.
Pneus OTR e itens de proteção
Ainda com foco em robustez, o Arocs vem equipado com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.
O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. Por ter características off-road pesado, o Arocs tem sistema elétrico preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.
O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.
Esse basculante extrapesado oferece proteção contra comprometimento funcional ou danos aos componentes do freio devido à sujeira, produtos a granel e outros. O design fechado dos componentes evita a entrada de detritos ou sujidades.
Freios
O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives.
Outro item importante no modelo é o freio de estacionamento eletrônico e função Hold. De fácil manuseio, essa função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla.
A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina.
Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado.
Atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs conta com retarder a óleo. Essa solução é outro diferencial de mercado da Mercedes-Benz. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção.
Tanques de 400 litros
Os tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros do Arocs são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais.
Também a pedido dos clientes, de acordo com a fabricante, os tanques de combustível e de ARLA estão instalados do mesmo lado do caminhão, facilitando as operações nas condições severas da mineração.
Mercedes-Benz Arocs 8x4: Compacto
O Mercedes-Benz Arocs 8x4 é um caminhão compacto, fácil de manobrar e dimensionado para qualquer terreno. Pelo fato de ser alto, na versão brasileira foi incluído um degrau extra flexível para a cabina, o que garante mais conforto de acesso para o motorista.
Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.
Alguns itens da cabina são específicos para operações off-road: para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.
Espaço da cabina
A cabina do Arocs oferece generoso espaço interno e conforto para o motorista, com seus 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm. Essa cabina foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência e atende à norma ECE-R29. Ou seja, mais segurança para o motorista.
São muitos os destaques internos da cabina: painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.
Para maior comodidade do motorista, a cabina vem equipada ainda com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).
Faróis e sistema elétrico
O Arocs vem equipado com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos para menor demanda de manutenção e mais disponibilidade para o trabalho e capa protetora em policarbonato.
Chassi
O quadro do chassi do Arocsm tem maior distância em relação ao solo e design modular que facilita a implementação de carroçarias e instalação de equipamentos. Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela capacidade para trafegar em terrenos acidentados.
Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos. O chassi do Arocs também garante fácil acesso às conexões e as tomadas de força podem ser com ou sem flange.
Dados técnicos do Mercedes-Benz Arocs 8x4:
Motor: OM 460 LA
Potência: 510 cv @ 1.800 rpm
Torque: 2.400 Nm @ 1.100 rom
Câmbio automatizado: PowerShift G340 de 12 marchas
Embreagem: Bidisco 440 mm
Distância entreeixos (1º e 3º eixos): 4.550 mm: 2
Distância entre os eixos traseiros: 1.450 mm
Balanço traseiro: 800 mm
Comprimento total: 8.217 mm
Altura (descarregado): 3.700 mm
Largura: 2.508 mm
Raio de giro: 10,75 m
Círculo de viragem (parede a parede): 21,30 m