A gigante Ram 3500 2022 torna-se a picape a diesel mais potente e com maior capacidade de força comercializada no mercado brasileiro. Seu motor 6.7 turbodiesel de 377 cv rende absurdos 1.150 Nm de torque, o suficiente para carregar até 1.752 k e rebocar 9.021 toneladas.
O câmbio é automático de seis marchas, com solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que atua suavizando as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).
A nova Ram 3500, importada do México, chega ao mercado nas versões Laramie, que traz também a configuração Night Edition, e a inédita e mais completa versão Limited Longhorn. Os preços iniciais de cada uma, nessa ordem, são R$ 484.990,00, R$ 509.990,00 e R$ 529.990,00.
A versão Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca. Ao abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) e entrar na cabine a presença de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados chama a atenção. .
Combinando marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies, como parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura, a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas, além do apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.
Requinte interior
Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. O material empresta ainda mais exclusividade à Ram 3500. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.
Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere.
A inspiração western se vê também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.
Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut.
Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é o Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.
Ram 3500: Motor
O coração da Ram 3500 2022 é o motor Cummins turbodiesel de 6.7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, essa verdadeira usina de força despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500).
Ainda mais impressionante é o torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 65 Nm ao da Ram 2500). Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.
O bloco do motor 6.7 da Ram 3500 é feito de ferro fundido vermicular. O material utilizado proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável (VGT).
Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).
Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Mais capacidade
A nova Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. Soma-se à força do motor o chassis extremamente rígido formado com 98,5% de aços de alta resistência. Outro fator que contribui é a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resulta em muita aptidão para o trabalho pesado.
Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil, até mesmo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos).
Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.
Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, de longe a maior da categoria.
Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda impressiona: são 1.280 litros de capacidade.
Independente da configuração, a caçamba da nova Ram 3500 possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED.
Até os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape. Eles são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Sem falar que os espelhos podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.
Tecnologias
O nível de recursos tecnológicos de série da Ram 3500 Limited Longhorn é mais um ponto alto. A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).
Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer.
Conforto
Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.
Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista.
Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.
E quando o assunto é porta objetos, a nova Ram 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos. Eles podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma. Esta pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão. Isso só é possível porque a gigante possui mais de 2 metros de largura.
Acessórios
Entre os 28 acessórios originais Mopar da nova Ram 3500 há uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia do painel.
Outros destaques são: capota marítima trifold, disponível para as configurações com e sem RamBox, lança com esfera para reboque, sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn) e ponteira de escapamento cromada.
O plano de manutenção programada é competitivo. As revisões são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, prazos condizentes com o perfil do cliente da Ram 3500. Dessa forma, a soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados.
Versões, equipamentos e preços
Ram 3500 Laramie - R$ 484.990
- Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas
- Câmera 360°
- Câmera de caçamba
- Retrovisor eletrocrômico
- Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer
- Cancelamento ativo de ruído
- Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)
- Controle eletrônico de freio do reboque
- Faróis Full LED
- Comutação automática dos faróis
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Monitoramento de pontos cegos
- Bancos em couro e Alcântara
- Console central modular com 39 litros de volume
- Sobretapetes de borda elevada
Ram 3500 Laramie Night Edition - R$ 509.990
Todos os itens acima mais:
- Retrovisor interno digital
- Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer
- Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)
- Controle adaptativo de velocidade
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Faróis e lanternas com máscara negra
- Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria
- Grade, rodas e emblemas escuros
- Interior preto
- Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)
- Bancos traseiros laterais aquecidos
Ram 3500 Limited Longhorn - R$ 529.990
Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:
- Faróis Full LED Matrix (direcionais)
- Grade e rodas com desenho exclusivo
- Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado
- Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus
- Acabamentos internos com madeira legítima
- Tapetes especiais
- Emblema da versão no console central
- Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut)