Nesta quinta-feira (08/11), o Procon Goiás, como já tem feito em outros anos, disponibilizou os resultados da fiscalização realizada para combater as práticas abusivas ao consumidor durante a Black Friday. Neste ano, a campanha de superdescontos ocorre no próximo dia 23 de novembro e a atuação do órgão começou em outubro com monitoramento de preços daqueles produtos que costumam ser os mais visados pelos consumidores.
Confira aqui os resultados
Até o momento, o Procon já fiscalizou 32 lojas físicas e 11 sites e além de práticas abusivas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), está sendo fiscalizado o cumprimento da Lei Estadual nº 19.607/2017, que obriga os fornecedores, no Estado de Goiás, a informar ao consumidor o histórico de preços de produto ou serviço a respeito do qual exista publicidade ou qualquer tipo de anúncio veiculando promoção ou liquidação.
O órgão orienta que antes de realizar as compras, o consumidor deve realizar uma pesquisa antecipada, não comprar por impulso e no caso das compras realizadas em sites, o consumidor deve ficar atento à política de privacidade do site, data da entrega, valor do frete e após o recebimento do produto, o consumidor deve conferir se o mesmo chegou da maneira como foi pedido.
História
A Black Friday, ou Sexta-Feira Negra, é um evento de origem norte-americana, realizado na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. No Brasil, o evento começou a ser realizado a partir de 2010. Nesta ocasião, o comércio aproveita para limpar os estoques antes do Natal e anuncia ofertas de produtos e serviços com grandes descontos e promoções imperdíveis.
(Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)