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OPINIÃO

Acredito em Espíritos?

Mui­to se ques­ti­o­na e pou­co se sa­be so­bre a ori­gem e a na­tu­re­za dos Es­pí­ri­tos.

Po­de-se di­zer que são os se­res  in­te­li­gen­tes da cri­a­ção e que po­vo­am o uni­ver­so,  fo­ra do mun­do ma­te­ri­al.

A  pró­pria pa­la­vra Es­pí­ri­to,  quan­do es­cri­ta  com “E”, de­sig­na  in­di­vi­dua­li­da­des  dos  se­res ex­tra­cor­pó­re­os  e com  “e” mi­nús­cu­lo  re­fe­re-se ao ele­men­to in­te­li­gen­te  do uni­ver­so.

As­sim, fi­ca cla­ro que  os Es­pí­ri­tos são a in­di­vi­dua­li­za­ção do prin­cí­pio in­te­li­gen­te tan­to quan­to  os cor­pos são a in­di­vi­dua­li­za­ção do prin­cí­pio ma­te­ri­al. A épo­ca e o mo­do co­mo es­sa  for­ma­ção se ope­rou é que são des­co­nhe­ci­dos.

Je­sus nos dis­se, em Jo­ão 5:17 -  meu Pai tra­ba­lha sem­pre e eu não ces­so de tra­ba­lhar. Daí se de­duz que a cri­a­ção dos Es­pí­ri­tos é per­ma­nen­te.

Ques­ti­o­na-se, fre­quen­te­men­te, se os Es­pí­ri­tos  têm fim. Sa­ben­do-se que o prin­cí­pio don­de eles  ema­nam  é eter­no, in­da­gam se su­as in­di­vi­dua­li­da­des  tem um  ter­mo e se em da­do tem­po, mais ou me­nos lon­go, o ele­men­to de que são for­ma­dos  não se dis­se­mi­na e vol­ta “à  mas­sa”  don­de saiu, co­mo su­ce­de com os cor­pos ma­te­ri­ais.

Os pró­prios Es­pí­ri­tos  in­for­mam  que a exis­tên­cia dos Es­pí­ri­tos não tem fim. As ve­zes  ou­ve-se em­pre­gar a pa­la­vra es­pí­ri­to co­mo si­nô­ni­mo de in­te­li­gên­cia, co­mo quan­do se diz: “É uma pes­soa de es­pí­ri­to...” , re­fe­rin­do-se a al­guém que se­ja mui­to in­te­li­gen­te  ou bem hu­mo­ra­do. Mas, na re­a­li­da­de, em­bo­ra te­nham um prin­ci­pio,   a in­te­li­gên­cia  é um atri­bu­to es­sen­cial do Es­pí­ri­to.

Em ar­ti­gos an­te­rio­res fi­ze­mos re­fle­xões so­bre  os prin­cí­pios fun­da­men­tais da Dou­tri­na Es­pí­ri­ta, ten­do nos re­fe­ri­do  ao pri­mei­ro de­les, a exis­tên­cia de Deus, co­mo tam­bém já nos re­fe­ri­mos ao que o se­cun­da, um te­ma  so­bre Je­sus,  nos­so Mes­tre e Guia.  Es­ta­mos abor­dan­do ago­ra o ter­cei­ro prin­cí­pio - o pe­ris­pí­ri­to.  Tra­ta-se do in­vó­lu­cro fluí­di­co e per­ma­nen­te da al­ma, um dos se­res in­te­li­gen­tes que po­vo­am o mun­do in­vi­sí­vel, que tem­po­ra­ria­men­te re­ves­te um in­vó­lu­cro car­nal pa­ra se pu­ri­fi­ca­rem  e es­cla­re­ce­rem.

É  um la­ço  que li­ga a al­ma ao cor­po, de na­tu­re­za se­mi-ma­te­ri­al, pa­ra que os dois pos­sam se co­mu­ni­car um com o  ou­tro. Por meio des­se la­ço é que o Es­pí­ri­to atua  so­bre a ma­té­ria e re­ci­pro­ca­men­te.

Bem cla­ro es­tá que o cor­po não é mais do que en­vol­tó­rio. Re­pe­tin­do, vê-se que  a al­ma tem dois  in­vó­lu­cros: um, su­til e le­ve , é o pri­mei­ro, do qual tra­ta­mos - o pe­rís­pi­ri­to; ou­tro , gros­sei­ro, ma­te­ri­al e pe­sa­do, o cor­po fí­si­co. A al­ma é o cen­tro de to­dos os en­vol­tó­rios, co­mo o ger­me em um nú­cleo. O pe­rís­pi­ri­to é re­ti­ra­do das pro­pri­e­da­des ma­te­ri­ais do mun­do, on­de o Es­pí­ri­to se en­con­tra vin­cu­la­do e es­pe­lha a men­te em sua gran­de­za ou de­fi­ci­ên­cia.

Es­te cor­po es­pi­ri­tual é des­cri­to por Le­on De­nis no li­vro No In­vi­sí­vel co­mo “ cor­po fluí­di­co  an­te­ri­or à vi­da atu­al, ina­ces­sí­vel à des­tru­i­ção pe­la mor­te. Ad­mi­rá­vel ins­tru­men­to que pa­ra si mes­ma a al­ma cons­trói e que aper­fei­çoa atra­vés dos tem­pos; é o re­sul­ta­do de seu lon­go pas­sa­do.”

Na con­for­ma­ção  ín­ti­ma do cor­po pe­ris­pi­ri­tual es­tão os re­gis­tros das con­quis­tas e de­lin­quên­cias das ex­pe­ri­ên­cias do Es­pí­ri­to nas vi­das do pla­no fí­si­co e da di­men­são es­pi­ri­tual.

Al­lan Kar­dec, em A Gê­ne­se, in­for­ma que “o pe­ris­pí­ri­to se mo­di­fi­ca com o pro­gres­so mo­ral que o Es­pí­ri­to re­a­li­za em ca­da en­car­na­ção.”

É a ma­triz ou mo­de­lo or­ga­ni­za­dor do cor­po ma­te­ri­al. Seus re­gis­tros de­fi­nem as ca­rac­te­rís­ti­cas de um no­vo cor­po, a ca­da ex­pe­ri­ên­cia re­en­car­na­tó­ria.

Co­nhe­cen­do  su­as  pro­pri­e­da­des,  vo­cê en­ten­de­rá os inú­me­ros fe­nô­me­nos, ab­so­lu­ta­men­te na­tu­ra­is, que ocor­rem, cons­tan­te­men­te, co­mo sua ca­pa­ci­da­de de lu­mi­no­si­da­de, den­si­da­de, tan­gi­bi­li­da­de, sen­si­bi­li­da­de  glo­bal e mag­né­ti­ca, ex­pan­si­bi­li­da­de, odor en­tre ou­tras,  per­mi­tin­do as ma­ni­fes­ta­ções fe­no­mê­ni­cas atra­vés dos tem­pos, en­tre apa­ri­ções e ma­te­ri­a­li­za­ções que tra­zem a re­fle­xão so­bre a na­tu­re­za das cau­sas es­pi­ri­tua­is da vi­da e nos le­va a in­da­gar:  se­rá que eu acre­di­to em Es­pí­ri­tos?

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta  -  pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem  no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.   E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br    (062) 3251 8867)

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