O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve indicar o atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para ocupar a cadeira que está vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação é aguardada para esta segunda-feira, 27, antes da viagem para a Conferência das Nações Unidas para mudanças Climáticas (COP28), em Dubai.
A informação foi revelada pelo jornal Estadão, que afirmou ter conversado com dois atuais ministros do STF. Ambos teriam cravado que Lula já se decidiu quanto a escolha de quem vai ocupar a vaga deixada por Rosa Weber e também quem vai conduzir a Procuradoria Geral da República (PGR). Para a PGR, o nome cotado é o de Paulo Gonet.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Presidente Lula sinaliza Paulo Gonet para PGR e Flávio Dino para STF em encontro com ministros do STF
POLÍTICA
Flávio Dino afirma que aceita repatriação de brasileiros caso Portugal devolva Ouro levado do Brasil
POLÍTICA
Flávio Dino diz que 'quadro é muito desafiador'
POLÍTICA
Flávio Dino pode aceitar vaga no STF caso seja indicado
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Na última quinta-feira, 23, o mandatário do Planalto promoveu um jantar no Palácio da Alvorada, e contou com as presenças dos ministros do STF, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, do Ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias e do próprio Flávio Dino.
Caso se confirmem as possibilidades, os nomes devem passar pela apreciação da casa alta do Congresso Nacional, o Senado, onde os indicados serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente votados no plenário da casa.
A previsão é que a sabatina ocorra antes do início do recesso parlamentar que começa em 22 de dezembro.