Em alusão ao Dia da Atividade Física, a Comissão do Núcleo de Educação Permanente (NEPE) da Policlínica Estadual de Formosa realizou uma atividade com exercícios laborais, ministrado pela educadora física Gleiciane Anjos de Souza e pela estudante em Educação FFsica Elenir Rodrigues vieira.
De acordo com a educadora física, exercícios de mobilidade visam explorar as articulações para atingirem um aumento de amplitude e movimento. Eles são de extrema importância para todos, pois possibilita a realização de movimentos funcionais sem dores, lesões ou desequilíbrios”, explicou.
A mobilidade melhora o padrão de movimentos executados nas atividades diárias, como prática de esportes ou movimentos simples como agachar, se vestir, subir escadas, melhoram a postura. “Lembrando que os treinos de mobilidade são compostos por exercícios simples e nem sempre precisam envolver equipamentos ou pesos”, comentou Gleiciane.
Atividade física regular e adequada, incluindo quaisquer movimentos corporais que exijam energia, pode reduzir o risco de muitas doenças e distúrbios não transmissíveis, incluindo hipertensão, doença coronariana, cerebrovascular, diabetes, câncer de mama e cólon, depressão, existem muitos benefícios associados à atividade física, como melhora óssea, controle de peso, mais energia nas atividades diárias.
“Qualquer tipo de atividade física, de qualquer duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, mas quanto mais exercício melhor”, disse Ruediger Krech, diretor de Promoção da Saúde da Organização Mundial de Saúde. A Diretora da Policlínica Estadual de Formosa, Silvana Mofardini Machado, comenta que a unidade está sempre em busca do bem-estar de seus colaboradores.