Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa

Atividade abordou sobre o respeito e cuidado à terceira idade

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Goianésia conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização Contra o Idoso, lembrado em 15 de junho, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma atividade para conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o tema.

A psicóloga Gyza Mendes Rocha explicou que a violência contra a pessoa idosa pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa. “O número de casos de violência contra a pessoa idosa cresce exponencialmente, só em 2021 esse aumento foi de 129%, segundo dados de saúde”, disse.

A profissional apresentou os tipos de violência que os idosos sofrem “A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção”,a firmou.

Gyza destaca que há, ainda, a violência física, que usa a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.” A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso. Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais”, revelou.

A ação foi finalizada com entrega de folder educativo para os pacientes e acompanhantes para disseminação de informações corretas, e conscientização das pessoas para o combate da violência contra a pessoa idosa.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias