Norton Luiz
Editor de Veículos
A nova Nissan Frontier, então disponível no mercado apenas na versão topo LE 4x4 com motor 2.3 a diesel, duplo turbo, ganha uma versão mais barata. O modelo passa a contar com a opção de entrada SE 4x4. A novidade, já a venda, tem preço sugerido de R$ 150.990. Enquanto isso, a versão LE, que estreou no mercado brasileiro a 12ª geração do modelo, é comercializada por R$ 166.700.
Com o lançamento da Nissan Frontier SE, a picape amplia a faixa de preço oferecendo aos consumidores mais opções. Apesar de custar menos, traz importantes itens de segurança e conforto no novo pacote de acabamento oferecido na versão.
O consumidor encontra na versão SE Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), Controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control), Controle Inteligente de Descida (HDC), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) e Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD).
A nova versão SE da Frontier vem equipada com a chave inteligente presencial (I-Key), sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, vidros elétricos para as quatro portas, entre outros.
A SE está sendo comercializada com as seguintes opções de cores: Vermelho Alert, Laranja Imperial, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium e Branco Aspen. A linha de acessórios originais Nissan também atende à nova versão com itens como santantonio, estribo, sensor de estacionamento, protetor de caçamba, entre outros.
O motor que equipa a versão SE é o mesmo 2.3 biturbo, a diesel, de 190 cavalos, da versão topo LE. Esse propulsor que entrega excelente performance e economia de combustível. Ele atua associado à transmissão automática de sete velocidades, que oferece a opção de trocas manuais na alavanca do câmbio, também presente na versão top de linha.
Nova Frontier
A nova Frontier chegou ao mercado brasileiro, inicialmente na versão LE 4x4, com uma estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria.
O modelo da 12ª geração dispõe de Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas. A Nissan Frontier é vendida em 33 mercados da América Latina e é um dos modelos mais vendidos da marca na região.