A jovem, encantadora e talentosa advogada criminal Wdinéia Pereira de Oliveira aportou à nossa nave planetária em 15 de abril de 1.986 na hospitaleira e progressista cidade goiana de Rio Verde, vindo a lume no lar humilde e generoso de seus pais o pedreiro Lázaro Pereira dos Santos e a merendeira Odete Rosa de Oliveira. Vaticinavam os anjos protetores de sua vida que aquela prestimosa garota que logo se revelou portadora de raríssimos predicados morais e de exuberante beleza física também estava vocacionada a “crescer em estatura, em sabedoria e em graça de Deus e dos homens,” visto que trazia em sua bagagem um enorme desejo de servir.
Ao nos encontrarmos por primeira vez, encantado deixamo-nos envolver nas sublimes energias vibracionais de sua doce simpatia e de sua brandura. Logo percebemos que se tratava de uma alma nobre e generosa, cidadã do universo e viajora da eternidade. Missionária da vida e embaixadora do Céu à terra ao revestir-se na indumentária física feminil não tardou a reconhecer que a sua haveria de ser como efetivamente foi uma trajetória de vida forjada com as lágrimas do próprio sacrifício. Ainda em tenra idade experimentou o gosto amargo da presença da ausência do afeto de seu genitor. A orfandade paternal visto que o pai se ausentou do lar em 1987 e ao depois a viuvez de sua genitora Odete Rosa de Oliveira, o anjo bom de sua vida compeliram-na a convier com as agruras de uma extrema pobreza material. Envolta na desventurada energia da soledade e da vexatória pobreza material levara aquela merendeira e mãe de sete filhos a buscar seguro abrigo nas trincheiras dos programas sociais implantados pelo PMDB, que fornecia cesta básica, gás, leite, pão e material escolar às famílias carentes desta abençoada terra de Anhanguera.
Aluna de escola pública estadual nossa ilustre personagem vangloria-se de haver frequentado o Noam - Núcleo de Apoio ao Menor, onde aprendeu pintura, teatro, música, dança handball e a viver longe das drogas e da criminalidade. Enquanto menor aprendiz afeiçoou-se pela abençoada lei do trabalho mesmo antes de trabalhar no SINE, no Supermercado, na Drogaria e no Fórum da Comarca de Rio Verde. O labor permanente neste cenário diversificado ensejou a ela a feliz oportunidade de aprender a conviver com as diferenças. Sábia e inteligente, de sensibilidade extremamente aguçada soube agregar novos valores ao rico patrimônio de sua excelente e virtuosa formação moral. Doces e sublimes energias foram hauridas da fraterna convivência com as pessoas que circundavam seu diversificado campo de atuação. A humildade e a contagiante simpatia da filha do pedreiro Lázaro Pereira dos Santos que deixou o nosso convívio em 2.013 para regressar à Pátria Espiritual fê-la aprender na universidade da vida que, diante da adversidade só existem três alternativas possíveis: “enfrentar, combater e vencer.” E na leira deste entendimento consolidou várias conquistas materiais, sociais, profissionais e religiosas. Saiu do aluguel quando sua mãe foi contemplada com uma casa popular no bairro Céu Azul, concluiu a universidade bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais. Abriu os braços do seu coração e agraciada pelo sentimento nobre da maternidade pode acolher e aconchegar junto ao peito com acendrado amor e indizível alegria a alma generosa de sua princesa Bianca a quem tem o dever indeclinável de educar, amar e servir.
Ao percorrer com passos estugados e firmes os íngremes caminhos de sua vida temporal, ainda jovem graduou-se em Direito e especializou-se em Ciências Penais e Criminologia, Ciências Criminais, Advocacia Criminal e Direito Constitucional. Idealizou e organizou o Primeiro Encontro Jurídico do Sudoeste e teve participação ativa em 46 conclaves sobre Ciências Penais. A consciência de seus impostergáveis compromissos materiais, profissionais, sociais e espirituais inspirou aquela alma doce que veio ao mundo para fazer a diferença, a esparzir com raríssimo esplendor as luzes do conhecimento e de seu notável saber jurídico. Ao esculpir o seu destino com determinação, serena coragem e com as lágrimas do próprio sacrifício aquela menina pobre da vila abriu o caminho para descortinar novos horizontes a alcançar o invejável nível de estrela de primeira grandeza para brilhar intensamente no universo do Jurismo Goiano. Sob o pálio generoso da Divina Providência e ao influxo de sua alma generosa e iluminada àquela criança paupérrima deu um salto de qualidade e galgou o honroso patamar de comandar uma das mais laureadas bancas de advogados criminalistas do interior do país.
Arrimada nas luzes do Evangelho Consolador do Cristo a aguerrida defensora dos direitos humanos da OAB de Goiás especializou-se no Tribunal do Júri onde tem produzido em defesa de seus constituintes primorosas peças retóricas arrebatadoras e de inestimável valor poético e jurídico. Evangélica por convicção está absolutamente convencida de que o seu é o impostergável dever de ajudar a transformar o homem para fazer avançar a humanidade. O despertar da sua consciência crítica e humanitária fê-la ampliar o seu olhar existencial. Sintonizada com as vibrações transformadoras hauridas dos novos tempos de mudança que chegaram anunciando a alvorada de um novo amanhecer para a história da humanidade, ela pode contemplar um cenário mais abrangente para consolidar o seu projeto de amor. Genuflexo e combalido o mundo pede socorro. Aqui pelas pragas da pátria do Cruzeiro o exército do Cordeiro convoca os espíritos jovens e iluminados de todos os credos para assumir o comando desta cruzada cívica e democrática em favor da paz. Força humana nenhuma será capaz de alterar esta obra de amor do Cristo. É forçoso avançar em busca de mais luz e retroceder já não é mais possível.
É a Verdade Cristalina que redime, consola, esclarece e balsamisa que emulou a nossa consagrada jurista ao depois de consultar o tribunal de sua própria consciência a incursionar-se pelos tortuosos e paradoxalmente brilhantes caminhos da política partidária aqui entendida como a “arte de bem servir a todos.” Arrojada e audaciosa ela abraça a única alternativa viável para os que anelam contribuir eficazmente com o processo da grande transição planetária. Ao filiar-se ao MDB e garantir uma vaga para disputar o honroso cargo de Deputada Federal ela está consciente de que ideias novas, revolucionárias e transformadoras não se implantam na face escura do nosso planeta formoso sem fortes resistências. A hora de mudar é agora. E Wdineia deseja ser com Daniel Vilela um dos instrumentos transformadores desta mudança que anela ver a terra regenerada para ser entregue aos mansos que a herdarão. Tenham fé inabalável e nunca percam a esperança, pois “se na terra é noite ainda já começam a aparecer as primeiras clarinadas do amanhecer.”
(Irani Inácio de Lima, presidente da Associação Jurídico Espírita do Estado de Goiás)