Em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização do Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero, a Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou ações educativas na unidade
A médica ginecologista Dr.ª Bertha Lúcia Bandeira M. da Silva Almeida abordou sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Foi destacado como a mulher pode perceber a doença, fatores de risco, exames realizados para a detecção do câncer de mama e o que a mulher pode fazer para se cuidar.
A médica explicou como realizar o autoexame das mamas e falou sobre a importância da realização do exame de mamografia anualmente, a partir dos 40 anos de idade e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco.
A unidade promoveu ainda uma roda de conversa com a participação das colaboradoras e também pacientes que estavam na unidade, com duas convidadas que tiveram o diagnóstico de câncer de mama, Dra. Cinthya Rochelly e Tec. Enfermagem Maressa Carvalho.
Durante a atividade, elas falaram como foi o diagnóstico, como foi o tratamento e como está sendo a atual fase delas, onde elas se dispõem a falar com mulheres para alertar sobre a doença e maneiras de detecção.
“Foram momentos emocionantes onde as colaboradoras fizeram perguntas e ouviram relatos tocantes da maneira como a doença abala não somente a parte física, mas principalmente o psicológico da pessoa que recebe o diagnóstico”, afirmaram as palestrantes.