Em alusão ao Dia do Biomédico, comemorado em 20 de novembro, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma atividade com os colaboradores da unidade para ressaltar a importância do profissional, que estuda os microorganismos, organismos e suas interações.
“A Biomedicina surgiu no Brasil como ciência em 1966. Desde então, passou por muitas modificações, a começar pela nomenclatura. Na época, o curso era chamado de Ciências Biológicas. Tinha como objetivo formar profissionais nas disciplinas básicas do curso de Medicina e Odontologia e pesquisadores”, explicou Lídia Gomes de Sousa, assistente do NEPE.
De acordo com Lídia, foi com a lei n. 6.684 de 1979 que a profissão de biomédico foi de fato regulamentada no País. Ou seja, é uma carreira bastante recente. Contudo, apesar de ser regulamentada a pouco tempo, essa é uma profissão que só cresce a cada ano. E ganhou mais destaque após a pandemia causada pela Covid-19.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Saúde reforça obrigatoriedade do certificado de vacinação para matrícula escolar
SAÚDE
Novembro Azul e a importância da saúde preventiva
SAÚDE
Policlínica de Quirinópolis realiza roda de conversa sobre saúde do homem
SENADOR CANEDO
Avança Saúde atende mais de 400 pessoas no Morada do Morro
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
“A biomedicina vem se consolidando progressivamente como uma área essencial para o desenvolvimento da sociedade. E sua atuação se amplia diariamente, possibilitando muitas oportunidades para o profissional da área”, comentou.
Quem trabalha com Biomedicina colabora em todas as áreas da saúde. Tanto por meio de pesquisas quanto da coleta e do tratamento de informações. Não é à toa que foram essenciais para o desenvolvimento de inúmeras vacinas.
O foco profissional do biomédico está no ambiente laboratorial e nas pesquisas. Assim, em regra, não trabalha diretamente com o paciente. Mas é a pessoa que fornece as ferramentas e técnicas necessárias para o melhor diagnóstico e tratamento.
Para finalizar, a unidade agradeceu o serviço prestado pela profissional biomédica Angelina Germano Coelho e a presenteou com uma lembrancinha, para enaltecer o excelente trabalho prestado a todos os pacientes e colaboradores da Policlínica de Goianésia.