A Campanha Julho Amarelo faz referência a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para celebrar a data, a Policlínica Estadual Brasil Bruno De Bastos Neto Região Rio Vermelho – Goiás promoveu uma ação de testagem rápida, com resultados entregues na hora, para paciente e colaboradores.
Foram disponibilizados testes rápidos para identificação das hepatites virais, HIV e SÍFILIS. No total, 400 pessoas foram testadas. “A iniciativa do Núcleo de Educação Permanente da policlínica (NEP) foi ressaltar a importância em as manter em dia o cartão de vacina, e os cuidados”, disse a presidente do NEP,
Lawanda Sousa
A campanha“Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle, O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.
A gerente de enfermagem da Policlínica destaca que a falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio. “Por isso, a recomendação é que todas as pessoas façam o teste, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde”, revelou.