No dia 27 de outubro de 2015, o criador da Turma da Mônica, marca que há décadas faz parte do imaginário de crianças e adultos, chega ao seu octogésimo aniversário cheio de disposição e criatividade para levar sempre novidades aos fãs dos personagens. Mauricio de Sousa é presidente da Mauricio de Sousa Produções e há 55 anos dedica seu talento aos quadrinhos, que encantam os leitores do Brasil e do mundo com suas aventuras e histórias educativas. Ele é um dos maiores e mais famosos desenhistas do País, e seu carisma agrada todo o público.
O primeiro autor do segmento dos quadrinhos a ingressar em uma academia de letras – a Academia Paulista de Letras, Mauricio de Sousa, que é considerado escritor para crianças pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), fez e continua a fazer história no universo literário. Prova disso é sua participação destacada nas Bienais do Livros.
Neste ano, Mauricio foi o grande homenageado da 17ª edição da Bienal do Livro Rio, que contou com diversas atividades relacionadas ao desenhista na programação cultural. Durante o evento, o desenhista também recebeu o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entregue a cada dois anos a pessoas e entidades empenhadas na promoção da leitura.
Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.